Serviço de dedetização é opção de franquia de baixo custo

4 min. leitura

As franquias de baixo custo crescem em ritmo acelerado por todo o Brasil. Uma opção é a franquia de serviços de dedetização. O investimento inicial é de R$ 15 mil.

A rede de franquias tem sete unidades espalhadas pelo país e é comandada pelo empresário Célio Barbosa Lins. O franqueador montou a primeira unidade há três anos, na cidade de Poá, Região Metropolitana de São Paulo.

“Um dia, me falaram que matar barata dá dinheiro. Eu comecei matar barata. Comecei sozinho, depois fui contratando uma pessoa, outra, e o negócio foi crescendo”, revela Lins.

Segundo Associação Brasileira de Franchising (ABF), as franquias de baixo custo crescem em ritmo acelerado. Elas representam 5% do mercado de franquias no Brasil. A rede de dedetização dá treinamento ao franqueado e os preços dos serviços variam de acordo com a região do país. Uma oportunidade para quem quer abrir o próprio negócio, com pouco dinheiro.

“Damos um kit de produtos para a pessoa começar a trabalhar na nossa franquia. Com os serviços que ele já vai executar ele já vai adquirir esse dinheiro que ele investiu na taxa de franquia”, diz Lins.

Rafael Mana já é franqueado da rede e montou o negócio em Itu, interior de São Paulo. Ele e a esposa investiram R$ 40 mil, sendo R$ 15 mil na compra da franquia e o resto em novos equipamentos, e no ponto comercial.

O franqueado é biólogo e já trabalhava com dedetização antes de abrir o próprio negócio. Ele sempre sonhou em ser um empreendedor, mas faltava a oportunidade.

Trabalhava com dedetização antes de abrir o próprio negócio. Ele sempre sonhou em ser um empreendedor, mas faltava a oportunidade.

“A franquia facilita bastante porque ela já te dá o pulo do gato. Profissionais que pastaram, sofreram bastante no mercado, então isso facilitou bastante para a gente iniciar num mercado que a gente não tinha conhecimento pleno”, diz.

A franquia está instalada em um espaço pequeno. Há um escritório e a recepção. Nos fundos, ficam guardados os equipamentos e o estoque de inseticidas em pó, líquido e gel. Mana atende a 60 clientes por mês, em residências e comércios. E fatura, em média, R$ 10 mil.

Adriano Marchesin é dono de uma padaria e cliente do franqueado. Dedetização em estabelecimentos comerciais sempre foi sinônimo de um dia inteiro de trabalho perdido. No caso de uma padaria como, por exemplo, optar pelo serviço durante a semana, era prejuízo certo no bolso do proprietário. Agora, com um método diferenciado oferecido pela franquia, essa realidade mudou.

O inseticida aplicado tem formato de gel. Desse modo, não há necessidade de interditar o ambiente. A dedetização combate insetos, como baratas, e acabar com as formigas. A toxidade do produto é baixa e não se espalha pelo ar. “Hoje em dia, com esse método, além (…) de ser higiênico, mantém a integridade da padaria, assim como o de todos os clientes”, diz Marchesin.

Compartilhar
1 Comment