Porque eu trabalho muito, e minha empresa não dá lucro?

5 min. leitura

Hoje a intenção é demonstrar porque muitas empresas trabalham e trabalham, mais não conseguem crescer, melhorar e ter lucro, é aí que justamente está o problema, a falta do lucro.

Porque trabalhamos então e não temos Lucro? Vou compartilhar alguns comentários que vejo nos Grupos para dai entrar diretamente nos cálculos.

Todas as publicações de terceiros estarão entre aspas (“), sem citar nomes.

“Amigos Controladores, discutir preço é a mesma coisa que discutir o sexo dos anjos. Todo lugar, cidade,  tem concorrentes; tem empresas que sabem muito bem precificar e por incrível que pareça, todo mês obtém lucro; tem outras que precifica conforme o mercado baixo; outras vão trabalhar para pagar somente as contas, funcionários,  aluguel, fornecedores… e tem aquelas que fazem questão de colocar um preço muito abaixo e vão ter que negociar as contas com fornecedores,  com aluguel, fone, etc… Particularmente parto de um princípio que o que se vende é valor e não preço e valor cada um tem o seu. Confesso que meus concorrentes não atrapalham em nada e indiretamente estão me ajudando a progredir.”

“Dedetização à 80 conto em pleno 2020… tá difícil lidar com o concorrente, o Cliente quase me bateu depois que eu passei meu preço”.

“Aqui já Vi cliente relatando orçamento de R$70,00… Ou R$ 180,00 Bimestral para fazer um supermercado enorme, brincadeira”

 “Prefeitura não compensa, trabalhar para órgão público é o mesmo que pedir esmola para 2″, “Você põe 1000% a mais no orçamento aí vem os lances fica quase de graça”

“Aqui teve um que eu fazia mensal cobrava razoavelmente barato, aí veio outro e falou que fazia pela metade”

 “ Eu preciso trabalhar, mas de graça não”

“ Que dá mais aborrecimento e que o serviço e pro bem deles, mas acha que e só pra ter certificado”

“As prefeituras cada uma mais absurda, já fui várias concorrências, tem nego que faz quase de graça, ou lava dinheiro ou e maluco mesmo”

“Eu prefiro não entrar em concorrência”

“A Vigilância Sanitária tá apertando cada vez mais”, “Apertando quem?”,” Quem é legalizado”, “Tá mais frouxa de elástico de cueca de caveira”

“Tem muito clandestino no mercado”.

“O problema que tem produtos de fácil acesso”.

“Estamos a mercê da fiscalização, tudo espalhado no mercado”.

“Gente comprando não internet litros de veneno, vi na casa de uma pessoa produto, ele disse que comprou na internet”.

Agora que já temos uma ideia do que se passa, e das reclamações mais comuns, vamos falar de preço, e demonstrar onde some o lucro.

Usarei um serviço com valor de R$ 100,00 (Cem reais) para simplificar o entendimento, considerando que seja uma Empresa Especializada em Controle de Pragas e devidamente legalizada, sobre o valor cobrado, destacaremos os percentuais de Custos por Grupos.

Como poderão observar o serviço dará prejuízo, e isso poderá acontecer em muitos serviços, se não ficarmos atentos.

image - Pragas e Eventos

Só neste Serviço já ouve um prejuízo de 12,07 %, quantos mais temos no mês? Aqui pensamos que seja uma aplicação única, sem acompanhamento, sem Garantia de Assistência Técnica, se tiver que refazer, ai mata de vez.

Podem haver custos diferentes entre empresas, até podem, mais geralmente são comuns: Custos Fixos, Custos Operacionais, Pessoal, Produtos, Impostos, e podemos conforme o Porte da Empresa, serem ainda maior.

Destaquei o Transporte, porque nossos custos com deslocamento de veículos, pedágios, estacionamento, em algumas cidades são muito representativos.

Com esse calculo simples podemos avaliar serviço a serviço e recusar aqueles que não são lucrativos, por isso importante fazer o Orçamento Anual do Funcionamento de nossa Empresa.

Infelizmente temos a Concorrência desleal e pessoas atuando sem ter empresa e se anunciando como tal, vão nas agropecuárias compram um Produto por R$ 10,00 a R$ 15,00 e acha que vendendo por R$ 100,00, tá rico, não pensa no futuro, não tem visão de empreendedor.

Para mudar esse negócio, precisamos que as empresas lideres imponham seus preços e construam uma relação de valor com seus clientes.

Compartilhar
2 Comments