A arquitetura da sua casa também pode ser uma arma contra os mosquitos

4 min. leitura
Imagem de Emphyrio por Pixabay
Imagem de Emphyrio por Pixabay

Construir ou reformar a sua casa pede por soluções que não apenas atendam o seu gosto pessoal, como também sejam práticas e facilitem o dia a dia. Claro que você deseja beleza e elegância em cada cantinho de seu lar, porém, não se esqueça que uma arquitetura bem pensada ajuda a resolver problemas.

Basear a sua reforma ou construção apenas em estética pode levar depois a problemas como alagamentos, proliferação de mosquitos, deslizamentos, dificuldades na acessibilidade, excesso ou falta de luz e infiltrações. Todo o cuidado é pouco para evitá-los.

Mosquitos são insetos que causam um grande incômodo por suas picadas, por seu barulho e, de forma ainda mais grave, por transmitirem doenças como a dengue. Por mais que se proliferem principalmente em períodos quentes do ano, ultimamente têm aparecido em grandes números até mesmo fora de época.

Existem formas variadas de remediar a aparição dos mosquitos na sua casa. O uso de inseticidas, por exemplo, costuma ser eficiente. Mas saiba que também é possível prevenir que eles sejam um incômodo e levem doenças à sua família, e que a arquitetura pode ser uma importante arma para isso!

Como a arquitetura de sua casa pode aumentar ou diminuir a proliferação de mosquitos? Veja a seguir algumas dicas valiosas que podem te ajudar a ter seu lar livre desses insetos!

1. Capriche nos canteiros próximos à casa

É verdade que mosquitos gostam de algumas plantas e passam os dias nelas, mas outras possuem efeito repelente devido ao odor. São os casos, por exemplo, de hortelã, alecrim, manjericão, lavanda e crisântemo.

Ter canteiros com cultivo dessas plantas próximos às portas e janelas ajuda a espantar os mosquitos e cria uma barreira natural para que eles não entrem na casa.

2. Valorize ar condicionado e cortina de ar

Aparelhos que resfriam o ar afastam naturalmente os mosquitos. Os insetos preferem ambientes quentes e úmidos e, por isso, fogem de casas que não apresentam tais características.

Segundo informações coletadas no Sweetest Home, aparelhos que geram um resfriamento funcional dos ambientes internos, como ar condicionado e cortina de ar, podem ser eficientes no combate aos mosquitos.

Ao construir ou reformar a sua casa, pense em uma logística que facilite a instalação desse tipo de aparelho!

3. Evite a facilitação de água parada

Como as campanhas de prevenção à dengue sempre nos informam, mosquitos usam a água parada para reprodução.

A existência de estruturas como baixadas, canaletas, calhas, vasos e lixeiras pode levar a um acúmulo de água parada. Até mesmo uma caixa d’água que fique exposta é algo perigoso.

Pense também nos pisos de áreas externas: Há espaços entre um e outro suficientemente grandes para acúmulo de água e para que os mosquitos depositem ovos?

O ideal é evitar que frestas tenham tamanhos consideráveis e que qualquer estrutura externa seja capaz de juntar água com frequência, ainda mais se de difícil acesso (como costuma acontecer com caixas d’água). Para o piso, opte por um modelo bastante compacto.

Com um capricho na arquitetura, os mosquitos podem ficar longe da sua casa. Basta prevenir que eles se proliferem, impedindo a água parada, e ajudar a espantá-los, com plantas que são repelentes naturais e clima ideal.

Compartilhar
Leave a comment