Aplicativos permitem identificar espécies de insetos a partir de fotos

3 min. leitura
Aplicativos permitem identificar espécies de insetos a partir de fotos
Foto: Maria Shanina on Unsplash

Um inseto desconhecido aparecendo em casa pode ser muito perigoso. Afinal, era muito difícil saber a espécie exata do animal e, consequentemente, seus possíveis perigos. Mas, graças às tecnologias ligadas ao reconhecimento de imagens e inteligência artificial, agora é possível identificar insetos com apenas uma foto.

Um dos aplicativos que possui essa finalidade é o Picture Insect. Voltado ao uso caseiro, ele é capaz de reconhecer milhares de insetos com apenas uma foto tirada pelo celular. O app possui até uma parte social, em que é possível compartilhar os insetos encontrados com os amigos, como um tipo de coleção.

Para os que assinam a versão premium do aplicativo, há também entomologistas capazes de tirar dúvidas e fornecer mais explicações sobre as espécies. Para obter resultados precisos, é necessário tirar fotos em alta qualidade. Por isso, se você tem interesse, a dica é utilizar um monopé, que ajuda a estabilizar a imagem e captar melhor os movimentos.

Outro aplicativo do gênero, voltado aos agricultores, vem aqui mesmo do Brasil. O Guia InNat, desenvolvido pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), tem como foco a identificação de insetos que podem auxiliar naturalmente no combate às pragas da lavoura. Ou seja, separa os insetos “vilões” dos que fazem bem.

A base de dados do InNat conta com 13 famílias de insetos predadores, além dos parasitoides e das aranhas. Então, o agricultor pode fotografar os animais que encontra frequentemente na lavoura, comparar com as imagens da galeria, e descobrir se a plantação está ecologicamente equilibrada. De acordo com a equipe do app, quanto mais “inimigos naturais” das pragas, mais adequado é o manejo. Até os mosquitos, muitas vezes ignorados, tem uma enorme importância ecológica.

Além disso, o aplicativo também evidencia quais insetos podem combater determinadas pragas. Assim, se a lavoura está sendo atacada por lagartas pequenas, moscas-brancas ou pulgões, mas o agricultor encontra e fotografa uma tesourinha, ele descobrirá que há uma grande possibilidade de acontecer um controle natural. 

Para os que adoram descobrir mais sobre a natureza, há ainda outro aplicativo mais completo: o Seek, que é capaz de identificar plantas e animais de qualquer espécie. Os próprios usuários auxiliam na catalogação, que já conta com mais de 150 mil espécies na base de dados.

O grande diferencial do Seek é que ele funciona quase como um jogo. Assim que você encontra e fotografa uma nova espécie, ela é salva automaticamente em sua coleção. A partir dos itens salvos, você pode conquistar pontos e reputação com a comunidade. Por isso, muitos usuários utilizam o app de maneira competitiva, caçando novas plantas e animais para aumentar o acervo.

Compartilhar
3 Comments