Aumento de 22% nos casos de acidentes com escorpiões no Estado de São Paulo

foto escorpioes capturados - Pragas e Eventos

ão Paulo – De acordo com dados do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE), o número de casos de acidentes com escorpiões aumentou significativamente no Estado de São Paulo em 2022, com 41.1 mil casos registrados, um aumento de 22% em comparação com o ano anterior.

O verão é a época de maior risco de encontrar esses animais peçonhentos. A diretora da Divisão de Zoonoses do CVE, Roberta Spínola, destaca que a picada de escorpião pode ser fatal, especialmente para crianças com menos de 10 anos, e recomenda atendimento médico imediato em caso de acidente.

Para evitar o surgimento de escorpiões, é importante manter o ambiente da casa limpo e organizado, sem acúmulo de lixo e entulho que possam atrair baratas e moscas, alimento dos escorpiões. Além disso, é recomendável usar telas em ralos, sacudir roupas e sapatos antes de usá-los, e usar calçados e luvas ao colocar as mãos ou pisar em buracos, entulhos e pedras.

O Estado de São Paulo possui 211 centros de referência para atendimento de casos com animais peçonhentos. Fique atento e proteja sua saúde!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *