Barata no lanche: cliente diz ter mordido inseto em rede de fast-food em Porto Alegre; ‘fiquei sem reação’

Screenshot 7 - Pragas e Eventos
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A primeira experiência em uma unidade da rede de fast-food KFC, no shopping Iguatemi, em Porto Alegre, não terminou como o servidor público Carlo Felipe Sardi, de 54 anos, esperava. Na segunda-feira (27), ele afirma que foi à lanchonete com a sobrinha Júlia Penha e, ao comer um sanduíche, alega ter mordido uma barata.

“Incrédulo, ainda mastigava o sanduíche bestificado. Fiquei sem reação. Isso é o tipo de coisa que só se vê acontecer com outras pessoas, na televisão. Ninguém prepara você para um momento desses”, diz.

O KFC Brasil diz ao g1 que já acionou os protocolos de verificação para apurar o ocorrido e que todos os restaurantes da marca passam por auditorias constantes, sendo a última realizada na unidade em questão em 10 de dezembro. Uma nova auditoria interna e outra, independente, serão realizadas nesta quarta-feira (29).

“A marca reafirma o compromisso com a qualidade dos seus produtos e com a segurança dos processos de qualidade”, disse, em nota. (Leia a íntegra ao fim da reportagem)

O caso passou a repercutir logo que a jovem e o tio comentaram nas redes sociais sobre o assunto. “O objetivo das postagens, antes de tudo, foi para chamar a atenção do público, para que não passem pela mesma experiência que tive, e dos órgãos de fiscalização”, aponta Carlo.

De acordo com Carlo, ambos foram conhecer o restaurante, mas ela não pediu nada e ele acatou a sugestão do balconista, que teria indicado o sanduíche com salada e batatas fritas.

Conforme o servidor público, ele estava comendo as batatas e o sanduíche quando, ao dar uma mordida, sentiu cair da boca o que pensou ser um pedaço de frango.

“A barata não estava nas batatas fritas, pois essas vieram soltas, servidas ao lado do sanduíche. E, pelo tamanho do animal, inteiro, seria impossível não vê-la e eu, mais ainda, de mordê-la”, descreve. “Por alguns momentos ficamos, eu e Júlia, em choque olhando aquilo, quando ela resolveu tirar fotos e eu, reclamar ao gerente”, acrescenta.

Apesar da estupefação, Carlo afirma que reclamou e ainda tentou dissuadir outras pessoas na fila a comerem no local mostrando a barata na bandeja.

A KFC afirma que ressarciu o cliente e tenta contato para esclarecer o assunto. Carlo diz que procurou atendimento médico para verificar se havia algo de errado, já que mesmo escovando os dentes e fazendo gargarejos com enxaguante bucal, não se desfaz da sensação de morder o inseto.

“Tive diarreia, cólica intestinal e forte azia. Falei com minha médica, que me aconselhou a fazer exames e tomar vermífugo e antibiótico”, relata.

Contudo, ele foi tranquilizado pelo médico do posto de saúde, que, segundo Carlo, indicou um antibiótico, para prevenir qualquer possível infecção, juntamente com soro, para hidratação. Após longa conversa com o médico, ele afirma, conseguiu voltar a comer.

“Infelizmente não consegui comer nada desde o incidente. Tenho nojo. Não conseguia engolir minha própria saliva. Acumulava na boca e ia cuspir na pia. A coisa toda é muito mais psicológica do que física”, assegura.

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Barata teria sido encontrada em lanche da KFC em unidade de shopping de Porto Alegre — Foto: Twitter/Reprodução

Nota da KFC

“Em respeito a todos os consumidores e fãs da marca, o KFC Brasil vem a público detalhar o ocorrido em uma de suas lojas, localizada em um shopping de Porto Alegre, no qual supostamente um consumidor encontrou um inseto em seu lanche. Em primeiro lugar, é importante ressaltar que estamos empenhados e somos os principais interessados em esclarecer os fatos.

Seguimos rigorosamente todas as recomendações da vigilância sanitária e demais órgãos competentes. Todos os nossos restaurantes passam por auditorias constantes, sendo a última realizada na unidade em questão em 10 de dezembro de 2021 e a última dedetização no dia 22 de dezembro de 2021.

Em 29 anos de atuação no Brasil, com 37.000 pedidos/dia (+ de 1.1MM/mês), esta foi a primeira reclamação do tipo registrada em uma de nossas unidades. Como parte do protocolo global de atendimento ao cliente, ressarcimos imediatamente o consumidor, e também oferecemos um novo produto para consumo. Tentamos ainda, sem sucesso, diversos contatos após suas postagens nas redes sociais.

Além disso, assim que foi feita a reclamação in loco, a unidade acionou os protocolos de verificação para apuração dos fatos, que incluiu a visita de Responsável Técnica de Qualidade, uma auditoria interna e outra externa. Na tarde de quarta- feira (29/12), a NSF Internacional, organização independente com mais de 77 anos de mercado, realizou nova auditoria de Food safety e constatou novamente que nada fora do padrão foi identificado, conforme abaixo:

‘Loja limpa, organizada e com a documentação em dia’

Na auditoria não houve indício de presença de pragas.

O restaurante KFC localizado no shopping Iguatemi Porto Alegre está em dia com as normas de boas práticas de fabricação exigidas pela ANVISA além de contar com equipe técnica especializada composta por nutricionistas que atuam com foco em treinamentos e verificações periódicos dos processos e documentações exigidos in loco.

O KFC Brasil reafirma o compromisso com a qualidade de seus produtos e com a segurança dos processos em suas lojas. A marca reforça ainda que segue à disposição do consumidor e convida a todos para visitarem as cozinhas dos mais de 125 restaurantes espalhados por todo o País.”

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