Coronavírus – Protocolo de Desinfecção (SARSCoV-2)

6 min. leitura
WhatsApp Image 2020 08 10 at 08 - Pragas e Eventos

O Coronavírus (SARS-CoV-2) é um vírus encapsulado que se transmite principalmente através de aerossóis respiratórios ou através de contato de pessoa para pessoa. No entanto, tem-se comprovado outras formas de transmissão através de contato com superfícies contaminadas através do toque humano.

O tempo de sobrevivência e as condições que afetam a viabilidade do SARS-CoV-2 no meio ambiente são atualmente desconhecidos. De acordo com estudos[a], [b]que avaliam a persistência de outros Coronavírus, estima-se que o SARS-CoV (Severe Acute Respiratory Syndrome Coronavirus) sobrevive vários dias no meio ambiente e o MERSCoV (Middle East Respiratory Syndrome-related Coronavirus) pode resistir mais de 48 horas à temperatura ambiente (20 ºC) em diferentes superfícies, podendo chegar em alguns casos a permanecer nas superfícies até 9 dias[b].

Devido ao potencial de sobrevivência dos Coronavírus no meio ambiente durante vários dias, as áreas e locais potencialmente contaminados com SARS-CoV-2 devem ser limpos antes da sua utilização com produtos que contenham agentes antimicrobianos de eficácia vericida comprovada.

Os invólucros dos vírus são constituídos, além de proteínas, também de lipídios. Os lipídios fazem com que sejam muito sensíveis à desidratação, ao calor e aos produtos alcoólicos ou desinfetantes, uma vez que estes dissolvem os lipídios do invólucro, inativando o vírus. Assim, devido às suscetibilidades que apresentam os Coronavírus, a desinfecção química é um excelente e eficaz mecanismo para prevenir transmissões e infecções.

O ECDPC (European Centre for Disease Prevention and Control) publicou no dia 18 de fevereiro de 2020 o documento “Interim guidance for environmental cleaning in non-healthcare facilities exposed to SARSCoV-2” [a] com o objetivo de promover um Guia sobre processos de limpeza e desinfecção em ambientes não hospitalares (por exemplo, habitações, escritórios, transportes, escolas, etc.).

Este Guia está baseado no atual conhecimento que existe sobre o SARS-CoV-2 e em evidências científicas, resultado de vários estudos sobre outros Coronavírus. Ainda que haja uma falta de evidências específicas em relação à sua eficácia biocida relativamente ao SARS- CoV-2, o Guia estabelece que o uso de detergentes e desinfetantes deve ser suficiente como medida de prevenção. A partir de uma compilação de estudos científicos, o Guia identifica os seguintes ingredientes ativos biocidas que são considerados eficazes relativamente ao Coronavírus:

image - Pragas e Eventos

Link para o documento: https://www.ecdc.europa.eu/sites/default/files/documents/coronavirus-SARS-CoV-2guidanceenvironmental-cleaning-non-healthcare-facilities.pdf

Adicionalmente, durante os últimos meses, estão sendo publicados vários Guias[c] [d] [e] setoriais com o objetivo de recomendar as principais medidas de contenção para a transmissão do SARSCoV-2. Todos os Guias recomendam a desinfecção de superfícies com produtos à base de princípios ativos biocidas com eficácia vericida comprovada cientificamente frente ao vírus da família Coronavírus.

A maioria destes Guias indicam que, para garantir a adequada descontaminação das superfícies, é imprescindível realizar uma limpeza apropriada das mesmas, seguida de uma etapa de desinfecção com recurso de produtos desinfetantes formulados com os princípios ativos anteriormente indicados ou com hipoclorito de sódio com uma concentração de 0,1% de cloro.

A crise gerada pelo COVID-19 aumentou a atenção aos processos de limpeza e desinfecção realizados em empresas e estabelecimentos, como uma medida para dar confiança aos clientes, trabalhadores e colaboradores.

Para responder a essa preocupação, a Proquimia criou um distintivo projetado para que as empresas possam mostrar que seus espaços foram desinfetados seguindo as medidas preventivas e protocolos de ação projetados pela Proquimia para evitar a contaminação da superfície.

Além disso, este distintivo informa que os produtos desinfetantes Proquimia foram utilizados com conforme a orientação da NOTA TÉCNICA Nº 26/2020/SEI/COSAN/GHCOS/DIRE3/ANVISA e possuem regularização junto ao Ministério da Saúde.

Dessa forma, a Proquimia, como referência no setor de higiene e tratamentos químicos industriais, com quase 50 anos de experiência, deseja apoiar a sociedade e a comunidade empresarial que foi impactada direta ou indiretamente pela pandemia.

Todas as informações sobre produtos desinfetantes autorizados, protocolos de limpeza e desinfecção por setor e documentos relacionados ao COVID-19 criados pela Proquimia podem ser encontrados na página https://www.proquimia.com/covid19/.

Para mais informações sobre os produtos e para encontrar um distribuidor na sua região, entre em contato:

Instagram: @proquimiabr
WhatsApp: (47) 9 9652-0387
Email: [email protected]


Referências

[a] European Centre for Disease Prevention and Control. Interim guidance for environmental cleaning in non-healthcare facilities exposed to SARSCoV-2. ECDC: Stockholm; 2020.

[b] G. Kampf a,, D. Todt b, S. Pfaender b, E. Steinmann b. Persistence of coronaviruses on inanimate surfaces and
their inactivation with biocidal agents. The Journal of hospital infection, 104 (2020) 246-251.

[c] Recomendaciones para establecimientos del sector alimentario con servicio directo al público. Medidas de contención de la transmisión del COVID-19. Agencia Catalana Seguridad Alimenetaria, 19 de marzo de 2020.

[d] COVID-19: Guía de buenas prácticas para los establecimientos y trabajadores del sector turístico. Ministerio de Sanidad y Ministerio de Industria, Comercio y Turismo.

[e] Pautas de desinfección de superficies y espacios habitados por casos en investigación, probables o confirmados de COVID-19. Viviendas, residencias, centros escolares, espacios de pública concurrencia (centros comerciales, supermercados, etc.) y transportes de viajeros, Dirección General de Salud Pública, CONSEJERÍA DE SANIDAD, Documento técnico Versión del 18 de marzo de 2020.


Compartilhar
Leave a comment