Criança é picada por escorpião em unidade básica de saúde de Paranapoema

2 min. leitura

Uma criança foi picada por um escorpião em Paranapoema, no noroeste do Paraná, na quinta-feira (15). De acordo com a família, o menino, que tem 5 anos, foi picado no banheiro da unidade básica de saúde.

A mãe de Pierre Alves Ramos da Silva, Paula Cristina de Jesus Ramos, diz que ela e o filho estavam na unidade básica aguardando uma consulta quando o garoto foi ao banheiro.

“Quando ele foi lavar as mãos, o escorpião estava na pia do banheiro. Ele é curioso, pegou no animal que o picou. O dedo inchou na hora e ele já teve febre”, explicou.

Paula afirma que procurou atendimento no hospital do município, que fica em frente à unidade, e logo depois o menino foi encaminhado à Santa Casa de Paranavaí, também no noroeste.

“Assim que o meu filho foi picado, chamei as duas funcionárias do posto. Para a minha surpresa, elas falaram para irmos embora, para levar ele para casa. Disseram que o escorpião não ia prejudicar. Então fui até o hospital e o médico já encaminhou com urgência para Paranavaí”, alegou Paula Ramos.

A Secretaria Municipal de Saúde de Paranapoema admitiu que a criança foi picada dentro da unidade e que recebeu o atendimento necessário. A pasta diz que o protocolo para esse tipo de caso foi cumprido. A secretaria detalhou que o escorpião estava dentro do ralo.

A Santa Casa de Paranavaí informou que Pierre Alves Ramos da Silva tomou o soro antiescorpiônico e está bem.

Dados

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) informou que foram registrados 2.085 casos de picadas de escorpião no estado em 2017. A regional de Saúde de Paranavaí registrou 298 casos, na regional de Cianorte registrou 97 casos, em Umuarama 59 e Maringá teve 510.

Compartilhar
Leave a comment