Dermatologista Explica: Baratas também transmitem doenças

Sempre associadas à pouca higiene e a locais sujos, elas são sim agentes transmissores de doenças causados por bactérias, entre outros problemas. E quem nunca teve uma dessas dentro de casa? Fora o pânico que elas causam.

O professor de Dermatologia da Universidade de Brasília (UnB), Ciro Martins Gomes explica que as baratas não são vetores de doenças, a exemplo dos mosquitos que podem carregar patógenos dentro do corpo, mas que por andarem em locais sujos podem sim transportar bactérias e outros micro-organismos nocivos.

“Se elas entrarem em contato com alimentos, com a água que as pessoas bebem, vão poder sim transmitir várias doenças, principalmente as bacterianas”, esclarece o professor.

Segundo ele, há vários tipos de baratas. “Essas que nós temos no nosso meio urbano não são assim animais ferozes, como os escorpiões que podem picar um ser humano”, tranquiliza Ciro. “No máximo, o que a gente pode ter é uma leve irritação se elas pousarem na pele em pessoas que tem alergia”. 

Na entrevista, ele explica que de fato há muitas pessoas que possuem alergia a barata, tanto de pele quanto respiratória. Ciro ainda destaca que as baratas costumam atrair outros animais. Por exemplo, é muito comum que elas sejam alimento dos escorpiões. 

Escute a entrevista completa:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *