Escorpiões ameaçam segurança na Creche do Goiabal

3 min. leitura
Escorpiões são encontrados na Creche
Escorpiões são encontrados na Creche - Foto Reprodução Internet

Mães denunciam presença recorrente de escorpiões na instituição

Recentemente, mães preocupadas relataram ao Jornal Além Parahyba que escorpiões estão sendo regularmente encontrados na Creche do Goiabal, uma instituição recentemente inaugurada para atender às necessidades da comunidade local.

Falta de ação das autoridades

Após inúmeras queixas sobre a presença dos aracnídeos, as mães afirmam que nenhuma providência efetiva foi tomada pela direção da creche ou pela Pasta de Educação, órgão responsável pela sua administração. Algumas mães expressaram preocupação com possíveis retaliações e mencionaram convites da secretária Tatiana Gonçalves para reclamações pessoais na sede da secretaria, o que não foi uma solução viável para muitas delas.

Riscos para as crianças

É importante ressaltar que a faixa etária das crianças frequentadoras da Creche do Goiabal começa aos quatro meses de idade, tornando-as particularmente vulneráveis a ataques de escorpiões. Uma picada nessas circunstâncias pode ser fatal.

Entenda os perigos das picadas de escorpião

Especialistas alertam sobre os riscos e tratamentos

Consultamos especialistas do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo (SP), para esclarecer algumas dúvidas comuns sobre picadas de escorpião, especialmente em crianças.

Sintomas e tratamento

Os sintomas de uma picada de escorpião podem variar desde dor local até náuseas, taquicardia e agitação. Em casos moderados e graves, o soro antiescorpiônico é recomendado, especialmente para crianças menores de três anos.

Prevenção e primeiros socorros

Além do tratamento médico adequado, é fundamental conhecer medidas de prevenção e primeiros socorros em caso de picada de escorpião, incluindo manter o paciente em repouso e buscar assistência médica imediata.

Onde buscar ajuda em Além Paraíba

Contato com a Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária

Em situações de emergência relacionadas a picadas de escorpião, a comunidade pode entrar em contato com a Vigilância Sanitária de Além Paraíba pelo telefone 3462-3303. Além disso, o Hospital São Salvador pode fornecer tratamento adequado, embora a comunicação por telefone com o hospital possa ser desafiadora.

Fonte: Hospital Infantil Sabará – São Paulo (SP) / Secretaria Municipal de Saúde de Além Paraíba / Vigilância Sanitária de Além Paraíba

Compartilhar