Garota de 10 anos morre com suspeita de dengue hemorrágica em cidade de MT

normal Aedes aegypti - Pragas e Eventos

Uma garota de 10 anos, identificada como J.B.G., morreu com suspeita de dengue hemorrágica (também conhecida como dengue grave), no Hospital Regional de Rondonópolis (a 218 km de Cuiabá), na noite do último sábado (4).

A garota morava em Primavera do Leste (a 240 km de Cuiabá). De acordo com a prefeitura, ela deu entrada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da cidade às 22h da última sexta (3). A criança apresentava histórico de febre e mialgia – intensas dores musculares.PUBLICIDADE

Diante da situação, a criança passou por exames laboratoriais, que apontaram a suspeita de dengue grave. Outros foram feitos, mas os resultados ainda não foram concluídos. Eles deverão atestar se a jovem havia contraído a doença.

A administração ressalta, entretanto, que, diante da gravidade, ela foi encaminhada para a UTI do Hospital Regional de Rondonópolis, tendo dado entrada às 18h de sábado. “No local, não resistiu e morreu horas depois”, diz nota da prefeitura.

Por meio de comunicado, a secretaria municipal de Saúde de Primavera do Leste lamentou a morte da criança e afirmou que a equipe médica do município fez todos os esforços possíveis para cuidar da criança, “desde o momento da entrada até a saída da paciente para a UTI, que depende de regulação estadual”.

O número de casos de dengue notificados em Primavera do Leste subiu nos primeiros quatro meses deste ano, conforme a prefeitura. Em 2019 foram notificados 112 casos, enquanto no ano passado haviam sido 58 – aumento correspondente a 93,1%.

Prefeitura pede colaboração

A secretaria de Saúde do município assegura que agentes comunitários de epidemias trabalham diariamente para encontrar e acabar com focos do mosquito, em residências e espaços públicos. “O Poder Público pede a colaboração maciça dos moradores para não deixar água parada em vasos de plantas, pneus, e outras localidades que possam servir como criadouro do aedes aegypti”.

Em nota, a secretaria estadual de Saúde, informa que foi notificada sobre a morte da garota, por meio da Vigilância Epidemiológica. A pasta afirmou que está acompanhando a apuração do caso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *