Maratona Pragflix - Controle com Mosquitos Transgênicos

Maratona Pragflix - Controle com Mosquitos Transgênicos

Margareth Capurro conversa conosco hoje sobre a ciência do combate ao mosquito Aedes aegypti, que é o vetor responsável pela transmissão da Dengue, Zika, Chikungunya e outras doenças.

Live dia 27/07/2021 às 19h

Conteúdo restrito aos inscritos.

Para assistir este conteúdo você precisa estar cadastrado e efetuar seu login. Caso ainda não tenha faça seu cadastro gratuito agora mesmo.

Cadastrar Entrar

Palestrantes:

 Margareth L. Capurro

Margareth L. Capurro

Possui graduação em Ciências Biológicas pela UNISA (1980), mestrado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é Professor Associado do Depto de Parasitologia do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Tem experiência na área de Bioquímica, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente no seguinte tema: Utilização de linhagens transgênicas de Aedes aegypti no controle da transmissão de arboviroses. Coordenadora do projeto PAT - Projeto Aedes transgênico - Liberação de machos da linhagem OX513A nos municípios de Juazeiro e Jacobina, Bahia. Especialista indicada pelo MAPA para participar do Projeto ?Consensus Document on Aedes aegypti? da OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development). Ganhadora do Prêmio Cláudia 2018.


Dalton Fonseca Jr

Dalton Fonseca Jr

Dalton Pereira da Fonseca Jr é Mestre em Ciências, pela Coordenadoria de Controle de Doenças – CCD, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, 2018. Graduado em Engenharia Agronômica, pela Universidade de Taubaté – UNITAU, desde 1991.

Concluiu Especialização em Gestão e Manejo Ambiental, pela Universidade Federal de Lavras – UFLA, em 2009, em Saúde Pública, pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP, em 1997, em Vigilância Sanitária e Epidemiológica, pela Universidade de Ribeirão Preto – UNAERP, em 1996 e em Drenagem e Manejo de Bacias Hidrográficas, pelo Departamento de Ciências Agrárias – UNITAU e International Institute For Land Reclamation and Improvemente (I.L.R.I.), em 1992. Como Bolsista FUNDAP iniciou em 1994 sua carreira profissional na SUCEN.

Já como servidor desenvolveu funções de Engenheiro e Assistente Técnico de Saúde na Diretoria de Combate a Vetores – DCV, no período de 1995 a 2004.

Atuou como Consultor Estadual do Programa Nacional de Controle da Dengue – PNCD, pela Secretaria de Vigilância a Saúde – SVS/MS, durante os anos de 2004 a 2009.

Em novembro de 2009, retorna à SUCEN como Diretor Técnico de Saúde, do Serviço Regional 03 – Taubaté, onde permaneceu até assumir a Superintendência da Autarquia, em 06 de novembro de 2013.

Denilson Lehn

Denilson Lehn

Tecnólogo em Gestão Ambiental, especialista em Controle Integrado de Vetores e Pragas, amplo conhecimento Treinamentos de Capacitação de equipes de trabalho.

Empresário com 26 anos de experiência profissional no setor de Controle de Vetores e Pragas


Fabio Medeiros da Costa

Fabio Medeiros da Costa

Possui graduação em Ciências Biológicas, Bacharel e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba (2004). Especialização em Ciências Biológicas (2006), área de concentração Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA.

Mestrado em Ciências Biológicas (2007), área de concentração Entomologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA. Professor-Colaborador de Biologia Geral, Biologia Educacional e Prática de Ensino de Biologia na Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

Professor de Entomologia Geral e Agrícola, Pragas de Pastagens, Ecologia, Metodologia Científica, Histologia/Embriologia e Biofísica nas Faculdades Integradas Aparício Carvalho – FIMCA.

Consultor técnico do Programa de Saúde Pública da UHE-Jirau, Porto Velho-RO, junto as empresas Oikos Consultoria e Projetos, CNEC Worley Parsons Engenharia SA e Energia Sustentável do Brasil – ESBR.

Tem experiência nas áreas de Educação (Ensino Superior, Ensino Médio e Fundamental) e Entomologia, com ênfase em Insetos Vetores, atuando principalmente nos seguintes temas: bioecologia de vetores, estratégias de controle de malária, filarioses, leishmanioses, dengue e outras arboviroses, inseticidas químicos, biológicos e extrativos vegetais. 

Além disso executa programas ambientais, licenciamento ambiental para empresas e elabora documentos técnicos e programas de controle ambiental.

]