Bill Gates pede a governantes que lutem contra pobreza na África e invistam em saúde e educação

3 min. leitura
bill gates - Pragas e Eventos
Bill Gates, em foto de fevereiro de 2017 — Foto: Ruben Sprich/Reuters

O milionário e filantropo americano Bill Gates, fundador da Microsoft, pediu neste domingo (23) aos chefes de Estado e de Governo que participarão da Assembleia Geral da ONU prestem atenção especial na luta contra a pobreza no mundo e em particular na África.

“Para os jovens africanos, viver na pobreza e na doença ou viver com chances de atingir seu potencial depende das opções e dos investimentos que façamos hoje”, indicou em um texto assinado no semanário francês “Le Journal du Dimanche”.

Sua chamada adverte que, embora o número de pessoas que vivem com menos de US$ 1,9 por dia tenha passado de metade da população mundial em 1966 para 9% em 2017, há dados mostrando que a extrema pobreza na África Subsaariana “poderia deixar de cair e inclusive registrar alta”.

“Como dar uma saída às pessoas que estão nas regiões onde as oportunidades são escassas? Investindo no que os economistas chamam de ‘capital humano’: na saúde e educação dos jovens”, disse.

Gates afirmou que modelos econômicos revelam que esses tipos de investimentos “podem ter um impacto transformador na África e fazer progredir o Produto Interno Bruto (PIB) do continente em cerca de 90% daqui até 2050”.

O americano dirigiu sua chamada especialmente à França, que no ano que vem terá a presidência rotatória do G7 e abrigará a conferência do Fundo Mundial de Luta Contra a Aids, Tuberculose e Malária. A meta é arrecadar fundos para combater e prevenir essas doenças no mundo.

O alerta de Gates foi feito às vésperas da grande reunião anual da diplomacia, quando se encontrarão em Nova York mais de 120 chefes de Estado e de Governo e centenas de ministros. Eles devem revisar os assuntos mais importantes da agenda internacional.

O segmento de alto nível, formalmente conhecido como debate geral, começa nesta terça-feira (25) e tem como tema oficial “Fazer com que as Nações Unidas sejam relevantes para todas as pessoas: liderança mundial e responsabilidades compartilhadas para sociedades pacíficas, equitativas e sustentáveis”.

Fonte: G1

Compartilhar
Leave a comment