Notificações de febre maculosa chegam a 65 em Contagem

3 min. leitura
171030ssarb materia globo dengue maculosa 38443 1 - Pragas e Eventos
Carrapato-estrela transmite a febre maculosa. — Foto: Adelcio R Barbosa/Divulgação/Prefeitura de Contagem

O número de notificações de febre maculosa em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, chegou a 65. O dado foi informado pela Secretaria de Saúde da cidade nesta sexta-feira (21).

Destes 65 casos, 59 casos estão em investigação e seis casos foram confirmados. Dos confirmados, quatro pacientes, todos de uma família, morreram.

A cidade enfrenta o aumento de casos da doença que é transmitida pelo carrapato-estrela. Várias ações já foram adotadas, entre elas a vermifugação de cavalos, um dos hospedeiros do parasita. Cães, capivaras e até aves também são hospedeiros do carrapato-estrela.

Na próxima segunda-feira (24), técnicos da Secretaria de Meio Ambiente de Contagem vão vistoriar uma área de mata no bairro Vila Boa Vista, que faz divisa com Belo Horizonte, atrás do zoológico, na Região da Pampulha.

Eles vão tentar identificar se há um banco de capivaras na região. A Pampulha é uma região onde são encontradas muitas capivaras e há a possibilidade de algumas delas não terem passado pelo programa de manejo dos animais e, portanto, não terem sido castradas.

Uma inspeção noturna já foi feita por técnicos de Contagem às margens do Córrego Água Branca. Pegadas de capivaras foram identificadas. Segundo a prefeitura da cidade, o trabalho de pesquisa é para traçar estratégias de manejo dos mamíferos e combater a proliferação do carrapato-estrela e da febre maculosa.

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1


Publicidade

flyer informativo internacional 2 - Pragas e Eventos

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.

Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.

Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.

matriculese png 4 - Pragas e Eventos
Compartilhar
Leave a comment