Pernambuco vai usar aplicativo para monitorar e combate de arboviroses

2 min. leitura
MG 4764 01 1 - Pragas e Eventos
Secretário de saúde do Mato Grosso do Sul, Carlos Coimbra, e o secretário de saúde de Pernambuco, Iran Costa. Foto: Secretaria de Saúde de PE/Divulgação

As secretarias estaduais de saúde do Mato Grosso do Sul (MS) e de Pernambuco (PE) selaram uma parceria para atuar com mais intensidade no combate às arboviroses. O secretário de saúde do MS, Carlos Coimbra, assinou um termo cedendo o e-Visit@, aplicativo desenvolvido pelo governo sul-mato-grossense para otimizar o trabalho dos agentes de controle de endemias. A expectativa é de que o uso da ferramenta melhore as informações das visitas domiciliares e agilize a consolidação dos dados.

O app e-Visit@ foi criado após o aumento no número de casos de dengue no Mato Grosso do Sul entre os anos de 2013 e 2014. Em 2016, a ferramenta começou a ser utilizada em caráter experimental no município de Bonito (MS). No ano seguinte, o aplicativo passou a ser disponibilizado em outras cidades. Mais da metade (56%) dos municípios sul-mato-grossenses já utilizam a tecnologia e os outros estão em adequação (24%) ou aptos a usar (15%).

Para ter permissão para uso do e-Visit@, os municípios fecham uma parceria com o MS, capacitam os profissionais e cedem smartphones para os agentes de endemias, mesmo procedimento adotado em Pernambuco. A ideia é que o app substitua os relatórios impressos preenchidos pelos agentes de endemias nas visitas domiciliares, dando mais agilidade ao processo e economizando papel.

Na plataforma, os agentes conseguem localizar os imóveis a serem visitados, selecionar o tipo de visita e digitar as informações necessárias, como os focos encontrados e os que foram tratados. Os dados podem ser compartilhados em tempo real com os gestores municipais e estaduais da área de saúde.

Em Pernambuco, a capacitação dos agentes já começou. As cidades de Abreu e Lima e Goiana, na Região Metropolitana do Recife (RMR), e Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata Sul, já receberam a qualificação, enquanto Caruaru, no Agreste, e Salgueiro, no Sertão, passarão pelo processo nesta semana.

Compartilhar
Leave a comment