Aranha que picou cantora existe nas grandes cidades

1 meghan linsey1 5059670 - Pragas e Eventos

Uma aranha marrom, que pode ser encontrada nas grandes cidades, é a responsável por deixar um buraco no rosto de uma cantora americana cuja foto rodou o mundo. Meghan Linsey deixou os fãs impressionados com a ferida. “Não consigo acreditar como o meu rosto está se recuperando”, escreveu ela na legenda de uma foto com o ferimento, causado em fevereiro, já quase cicatrizado.

Na época, a cantora explicou ter acordado com o rosto inchado e dormente e depois percebeu a presença de uma aranha morta em sua mão. “Provavelmente o pior pesadelo que eu poderia ter”, afirmou ela na ocasião.

A aranha que picou Meghan é do tipo silvestre, mas ela pode ser encontrada no meio urbano, de acordo com o biólogo e comentarista da CBN VItória, Marco Bravo. “É um animal peçonhento muito perigoso que tem um veneno proteolítico capaz de destruir as fibras musculares da pele”, explica ele.

Bravo conta que já teve um aluno que veio de Rondônia e contou ter sido picado por esta aranha nas costas. “Ele me mostrou a cicatriz. Chegou a perder parte do músculo das costas, em cerca de 15cm. Teve que fazer até enxerto”, relatou o biólogo.

As aranhas Loxosceles spp. são aracnídeos venenosos conhecidos por sua picada necrosante. Elas são membros da família Sicariidae. Têm pequeno porte, coloração marrom, seis olhos bem próximos e pernas longas e finas. Não é uma aranha agressiva, mas se for tocada, pode picar para se defender. Geralmente, fica em lugares escuros, quentes e secos. Dentro de casa, pode se alojar em armários, livros, cortinas, roupas de cama, sapatos, caixas de papelão, por exemplo.

“A aranha não tem intenção de atacar ninguém. Faz isso para se proteger. É um animal silvestre. Nós é que estamos invadindo o espaço dela, que tem que se proteger”, comenta Marco Bravo.

Para evitar o contato com ela, diz Bravo, a recomendação é limpar sempre bem atrás de móveis como armários, cabeceiras de camas, embaixo de pias de banheiro, baús, cômodas e atrás de quadros. Importante também é bater as roupas e sapatos antes de usar.

Para quem é picado, outros especialistas indicam lavar o local com água e sabão abundantes e não fazer torniquetes, para evitar a gangrena do veneno e minimizar os efeitos da necrose. É interessante que a região da picada fique em repouso, dificultando a absorção do veneno. Não convém furar, cortar, queimar ou espremer. Também não é indicado fazer sucção no local da ferida nem aplicar extratos naturais. O procedimento padrão é levar a pessoa picada ao hospital mais próximo o mais rápido possível, levando a aranha (morta ou viva) para identificação de espécie e confirmação da necessidade de soro.

Os efeitos do veneno da aranha-marrom:

– Inchaço

– Bolhas no local

– Necrose (morte do tecido)

– Dor no local

– Boca seca

– Urina escura

– Sonolência

Fonte: Blog aranhasmarrom.blogspot.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *