Birigui cria comitê emergencial de combate aos escorpiões

2 min. leitura
g b2d1e8072d813947d7a3801e1c4b0675 - Pragas e Eventos

A Prefeitura de Birigui criou, na tarde de quarta-feira (20), um comitê emergencial de combate aos escorpiões, que terá como principal atribuição promover ações de prevenção e limpeza pública, visando eliminar possíveis abrigos para escorpiões, principalmente nas unidades escolares mantidas pelo município.

O trabalho será realizado em conjunto com o Tiro de Guerra de Birigui, que disponibilizará atiradores para ajudar nos trabalhos de limpeza e remoção de entulhos, sujeiras e objetos onde os animais podem ser encontrados. As ações começam no sábado (23), com mutirão de limpeza nos CEIs (Centro de Educação Infantil) Dionisia Miragaia Carmine (Jardim Clayton) e Rotary (Vila Troncoso).

“Faremos uma grande força-tarefa para realizar prevenções e buscar eliminar os escorpiões. Nosso foco será, no primeiro momento, proteger as crianças que estudam nas escolas mantidas pela Prefeitura, visando, também, eliminar os escorpiões das residências”, disse o prefeito Cristiano Salmeirão (PTB), em nota da assessoria de imprensa.

MOTIVAÇÃO
A criação do comitê foi motivada pelo aumento de casos de acidentes com o animal peçonhento na região. Até quarta-feira, segundo o CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zooneses) de Birigui, foram 325 notificações de escorpiões na cidade; nenhuma morte foi registrada em função da picada.

O escorpião encontrado com mais frequência no município é o amarelo, considerado o mais venenoso. A picada pode acarretar sérios riscos à saúde e levar ao óbito.

Segundo o CCVZ, o uso de venenos de higienização doméstica é ineficaz. “O controle químico não é indicado pelo Ministério da Saúde porque não mata o escorpião, apenas o espanta da rede de esgoto para o interior das residências”, explica o educador em saúde Marco Sanches.

Compartilhar
Leave a comment