Controle do Aedes aegypti: A hora é agora!

2 min. leitura
AEDES paulo whitaker - Pragas e Eventos
Mosquito Aedes aegypti é alvo de campanha em todo país para combater dengue, chikungunya e zika (Foto: Paulo Whitaker/Reuters)

Começamos mais um periodo de chuvas e o momento de controle do aesdes aegypti é agora. E, considerando que lixo toma conta de quintais, terrenos baldios, ruas e praças, além de pneus, caixas d´água, sucatas, garrafas que estão mal acondicionadas, tudo isso será a festa para o mosquito Aedes aegypti.

Quem pensa antecipado, pensa em prevenção. E pensar em prevenção contra o Aedes aegypti é pensar em sazonalidade, estando ligado nas condições climáticas. 

A hora é agora! É hora de intensificar a vigilância pelos agentes de endemias nas casas fazendo o tratamentos dos criadouros. É hora de intensificar as limpezas de quintais, calhas e verificar as caixas d´água e demais recipientes destinados ao armazenamento de água para uso. É hora de fazer limpezas em terrenos baldios, nas ruas e praças. É hora de limpar as piscinas. É hora de visitar as borracharias, cemitérios e imóveis abandonados. Tudo tem que ser feito agora! Antes das chuvas chegarem!

Os mosquitos estão só esperando as melhores condições para nascer, crescer e picar as pessoas. Esse é o trabalho deles. Infelizmente a recompensa que eles nos dão é a transmissão dos vírus da dengue, da zika e da chicungunya. E o nosso trabalho deve ser toda semana fazer a inspeção de recipientes e limpeza dos quintais. É uma luta constante! Não podemos esquecer de nossas obrigações!

Com as chuvas os mosquitos terão mais dificuldades para se reproduzir, mas quem ganha somos nós! Ganhamos com saúde, com qualidade de vida e com a força do nosso trabalho!

Pare! Reflita! E tenha ação! É só um mosquito e nós temos condições de combatê-lo!

Comprometas-se uma vez por semana e reservar 15 minutos para vistoriar seu imóvel, ver tudo que pode ser retirado de seu quintal, que pode estar servindo de criadouro. Facilite o trabalho dos Agentes de Combate aos Mosquitos.


Compartilhar
Leave a comment