Homem entra em caixa d’água de bairro em Votorantim para tirar baratas que entupiam cano

Imagens mostram morador do bairro Santo Antônio 2 retirando insetos e os colocando em balde. Prefeitura diz que faz o abastecimento periódico com caminhões-pipa, mas não a manutenção, pois a área é invadida.

0
377
Insetos são retirados da água por morador de Votorantim (Foto: Reprodução)

Os moradores do bairro Santo Antônio 2, em Votorantim (SP), estão indignados com a situação de um reservatório usado para distribuir água na região. Um vídeo gravado no local mostra o momento em que um homem retira baratas da caixa d’água com as mãos e as coloca em um balde (veja acima).

Nas imagens, é possível ver o montador Gideon Pereira dos Santos, de 40 anos, dentro do reservatório limpando a água com a ajuda de um pedaço de madeira. O vídeo foi gravado há cerca de um mês, segundo o morador.

A Secretaria de Serviços Públicos de Votorantim informou que trata-se de uma área invadida, ou seja, irregular e, portanto, a manutenção e limpeza da caixa d’água devem ser feitas pelos próprios moradores.

Apesar de ser considerada irregular, a prefeitura confirma que faz o abastecimento periódico do reservatório com caminhões-pipa, mas não a manutenção.

De acordo com a mulher de Gideon, a empregada doméstica Emilia Marli Rodrigues, de 55 anos, a vizinhança só descobriu a invasão dos insetos quando as torneiras das casas começaram a entupir e o casal decidiu dar uma olhada no reservatório, que fica próximo a um cemitério e é abastecido por caminhões-pipa da prefeitura.

“Como a água é usada para consumo, já tivemos vários casos de doença no bairro. Peguei uma infecção tomando banho depois de uma cirurgia no útero e um menino pegou hepatite C”, conta.

Depois que encontraram as baratas, Gideon e Emilia deixaram de usar o reservatório e passaram a buscar água direto de uma mina. O casal mora no bairro há três anos e nunca havia se preocupado com a limpeza da caixa d’água.

“É um descaso com a gente. Ninguém mais está usando essa água, não estou nem cozinhando direito”, completa.

Homem entra em reservatório para tirar baratas de tubulação (Foto: Reprodução)Homem entra em reservatório para tirar baratas de tubulação (Foto: Reprodução)

Homem entra em reservatório para tirar baratas de tubulação (Foto: Reprodução)

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here