Cresce o número de acidentes com escorpiões em Franca

0
36
As ocorrências em Franca envolvendo escorpiões duplicou em comparação com 2015 e têm gerado apreensão em moradores de várias partes da cidade. Venenoso e podendo levar à morte, dependendo do local da picada e a sensibilidade do acidentado, o escorpião é considerado uma praga urbana e vive em esgotos. De acordo com a Vigilância Ambiental, o excesso de chuvas, associado à alta temperatura, favorece o aparecimento dos animais peçonhentos, que têm como alimento preferido as baratas. Enquanto em todo o ano passado, 62 pessoas relataram o aparecimento de escorpiões em suas casas, apenas entre julho e novembro deste ano foram 105 casos. Outros 29 foram registrados entre janeiro e junho de 2016.

“Em Franca não é possível relatar quais as regiões mais afetadas, pois temos registros em todas as partes. No inverno, os escorpiões ficam mais escondidos, mas o aumento da temperatura favorece que eles apareçam. Para evitar acidentes, que têm consequências mais graves em crianças e idosos, é preciso se prevenir vedando os ralos e todas as passagens possíveis de esgoto”, disse Cleber Benedito, gerente de Serviços da Vigilância Ambiental.
Morador da Vila Real, o comerciante Hugo Silva, de 26 anos, que tem uma filha recém-nascida, encontrou nesta semana três escorpiões em casa. Assustado, ele resolveu procurar a Vigilância para informar a situação e pedir orientação.
“Minha esposa encontrou um escorpião dentro da gaveta de panos de prato, e temos medo. Temos um terreno baldio no fundo da casa e um bueiro bem em frente, por isso, estamos apreensivos com mais casos surgindo”, disse.
Segundo Cleber Benedito, a população deve sempre manter limpos quintais e jardins, evitando o acúmulo de folhas, lixo e entulhos que podem esconder os escorpiões; vedar soleiras de portas e ralos; rebocar paredes e muros que apresentem vãos e frestas; acondicionar lixo em recipientes sempre fechados; usar luvas antes de manusear materiais de construção; manter berços e camas afastados das paredes e sempre examinar calçados, roupas e toalhas antes de usá-los.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here