Fotos mostram barata ao lado de bebê em leito de maternidade no AP

Baratas estariam andando por leitos e em pia usada para banho de bebês. Secretaria de Saúde diz que mantém limpeza e desinfecção diariamente.

0
24

Fotos enviadas pelo acompanhante de uma paciente do Hospital Maternidade Mãe Luzia, única maternidade pública do Amapá, no Centro de Macapá, mostram uma barata andando no leito em que está a filha dele, um bebê de 2 meses, na enfermaria da unidade. O flagrante foi feito, segundo ele, na sexta-feira (9), por volta de 10h.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) disse em nota que “por se tratar de uma unidade de saúde de portas abertas 24h, é inevitável o aparecimento de insetos, mas todas as medidas relacionadas à limpeza e desinfecção são mantidas diariamente na rotina hospitalar”.

O hospital ressaltou que possui normas internas que proíbem aos acompanhantes e pacientes internadas o acúmulo de alimentos no leito, afim de evitar o aparecimento de pragas.

O ajudante de pedreiro de 26 anos, que pediu para não ser identificado, fez as imagens instantes antes de a mulher dele receber alta do hospital. Ela estava internada desde novembro, após apresentar problemas com a cirurgia cesareana a que foi submetida em outubro, para o nascimento da filha.

O homem havia levado o bebê para acompanhar a mãe na saída do hospital. No instante em que o colocou no leito onde a mulher estava internada, flagrou a aproximação da barata.

barata, leito, enfermaria, hospital, maternidade, Macapá, Amapá, (Foto: Ivanilson Saraiva/Arquivo Pessoal)Paredes também estão descascando na enfermaria (Foto: Arquivo Pessoal)

Segundo o homem, durante o período em que acompanhou a mulher no hospital, viu muitas baratas andando nas enfermarias especialmente durante a noite.

“De noite tem muita barata, barata andando pela enfermaria, tem que ficar prestando atenção que é até arriscado entrar no ouvido das crianças. O banheiro também tem um mal cheiro”, reclamou.

Ele diz que as paredes das enfermarias também descascam. “É muito mal organizada a enfermaria. As paredes estão caindo tudo. Além das baratas pelo leito e chão do quarto, ainda é possível ver insetos próximos a uma pia utilizada para banho nos recém-nascidos”, falou.

A mulher dele teria adquirido infecção hospitalar no período em que ficou internada, disse o homem.

Este não é o primeiro registro de insetos na maternidade. Em junho, uma mulher gravou um vídeo mostrando baratas andando no chão de uma das enfermarias da maternidade e também no leito.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here