Mesmo contra recomendação, munícipes apelam para veneno no combate aos escorpiões

5 min. leitura
controle-escorpiao
O Ministério da Saúde não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para controle de escorpiões (Foto: Divulgação/Ministério da Saúde)

Mesmo com a não recomendação por parte do Ministério da Saúde, munícipes de Votuporanga estão utilizando veneno para matar escorpiões. Em uma loja de itens agrícolas da cidade, [e intensa a procura por produtos que eliminem o animal peçonhento.

Em contato com o jornal A Cidade, a empresa que comercializa diversos tipos de produtos agrícolas informou que é grande a procura por veneno. “Há alguns dias, uma moça do Pozzobon comprou, passou na casa e achou 29 escorpiões mortos”, relatou.

De acordo com ele, há diversos produtos que as pessoas utilizam para matar os animais. Entre os mais procurados estão o nexxor, o Ficam e o Demand. Ele acrescentou muitos venenos também matam baratas, que são o alimento do escorpião.

Em uma rede social, um munícipe comprou o Nexxor e relatou: “pode comprar esse veneno que é muito bom pra matar escorpião. Passei em casa e graças a Deus consegui vencer essas Praga”. Conforme ele, o veneno não tem cheiro.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde foram registrados 285 notificações e uma morte por picada de escorpião nos primeiros seis meses deste ano. Em todo o ano passado, foram registradas 578 notificações e nenhum óbito por picada do animal. “Os trabalhos de controle aos acidentes por escorpiões continuam sendo realizados pela Prefeitura de Votuporanga, conforme diretrizes do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado da Saúde”, acrescentou a pasta.

Periodicamente, o setor de Controle de Endemias e Zoonoses (Secez) da Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção por meio dos agentes comunitários de saúde e de endemias, orientado sobre o manejo ambiental, dentre eles, não acumular matéria orgânica (folhas, frutos e fezes de animais) e entulhos (telhas, tijolos, madeiras e restos de construção) nos quintais e terrenos; rebocar os muros; tapar os ralos principalmente durante a noite; e verificar roupas, sapatos, móveis e utensílios de cama, mesa e banho antes de utilizá-los.

Também são realizadas orientações nas escolas e diversas instituições; preparo dos serviços de saúde para atendimento em casos de acidentes com escorpiões; e o encaminhamento dos pacientes para o hospital de referência visando efetividade do tratamento.

Notificação

Caso um munícipe encontre algum escorpião na residência ou local de trabalho, é necessário fazer contato telefônico também com o Secez por meio do 0800 770 9786. “A notificação é importante, mesmo que não ocorra acidentes, já que, quando notificado, o órgão tem condições de atender a cada um desses casos, por meio de orientações e visitas, se necessário”, explicou.

Acidentes

Na hipótese de picada, a pessoa deverá lavar o local com agua e sabão, se possível, sem torniquete, dirigindo-se imediatamente à UPA – 24h (Unidade de Pronto Atendimento) ou ao Hospital “Fortunata Germano Pozzobon”, na Zona Norte.

Ministério não recomenda o uso de produtos químicos

O ministério não recomenda o uso de produtos químicos como pesticidas para o controle de escorpiões. “Estes produtos, além de não possuírem, até o momento, eficácia comprovada para o controle do animal em ambiente urbano, podem fazer com que eles deixem seus esconderijos, aumentando a chance de acidentes”, informou.

A Secretaria da Saúde de Votuporanga não utiliza veneno para combater os animais peçonhentos. Segundo a pasta, o Ministério da Saúde, por meio do manual de Controle de Escorpiões, garante que o controle químico não funciona, já que o hábito dos escorpiões de se abrigarem em frestas de paredes, embaixo de caixas, papelões, pilhas de tijolos, telhas, madeiras, em fendas e rachaduras do solo, juntamente com sua capacidade de permanecer meses sem se movimentar, tornam o tratamento químico ineficaz.

O que também torna os escorpiões resistentes aos venenos é o fato de possuírem o hábito de permanecer em longos períodos em abrigos naturais ou artificiais que impedem que o inseticida entre em contato com o escorpião. Além disso, possuem capacidade de permanecer com seus estigmas pulmonares fechados por um longo período.

Compartilhar
1 Comment