No verão, incidentes com escorpiões e potós aumentam em Araguaína, mas é possível evitar!

dengue-sc

Basta começar o verão para o temido potó aparecer e deixar seu rastro na pele de muita gente. E não é só ele que ataca neste período, de acordo com Luciana Gomes, veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Araguaína. Durante o verão também são comuns os acidentes com escorpiões.

Os dados do CCZ mostram que no ano passado, 11 acidentes com escorpiões foram registrados em Araguaína. De janeiro a março deste ano, esse número aumentou para 37.

Potó

O potó é semelhante a uma formiga, mas é um inseto da família dos besouros. Sua incidência é maior nos meses de calor.

Para evitar o seu surgimento, é recomendável a troca de luzes brancas por amarelas, evitar o uso de colchas de cama de cor branca, a instalação de telas em janelas e o cuidado com resíduos, pois eles se alimentam de matéria orgânica em decomposição.

Caso perceba o potó caminhando sobre a pele, a recomendação é não apertá-lo. “Retire-o com calma e lave a área com água corrente e sabão”, recomenda a veterinária.

Caso seja pressionado, o inseto libera uma secreção que provoca queimadura na pele, com intensidade e gravidade variáveis.

Quando afetado pelo inseto, o paciente deve procurar uma unidade básica de saúde (UBS) ou o Hospital de Doenças Tropicais (HDT)”, completou a veterinária. A queimadura deve secar naturalmente e não é recomendável o uso de receitas caseiras, como pasta de dente ou margarina, por exemplo.

Escorpiões

Segundo a veterinária, os incidentes com escorpiões ocorrem em qualquer período do ano e manter a higiene é a forma mais eficaz de evita-los, já que os animais se alimentam principalmente de baratas e cupins.

Caso a pessoa consiga capturar ou matar o animal, deve leva-lo ao CCZ para ser identificado. Em caso de picada, a recomendação é procurar atendimento médico urgente”, alerta a veterinária.

(Mara Santos)


Publicidade

flyer informativo branco - Pragas e Eventos

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.

Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.

Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.

matriculese png 4 - Pragas e Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *