Presença de vírus transmitido por rato na Bolívia acende alerta na fronteira

640x480 0024912c983a41e2befc9753d85bb81e - Pragas e Eventos

O registro de três casos de arenavírus, sendo dois óbitos, na Bolívia deixou Corumbá, município localizado a 419 km de Campo Grande, em estado de alerta. A doença é transmitida por ratos e camundongos. 

Os casos foram registrados nas regiões de Caravani, a 1.662 km de Corumbá. Segundo a pasta boliviana, o primeiro caso foi de um estudante de Medicina, morto no dia 7 de maio. O segundo caso foi de um homem de 22 anos, familiar da primeira vítima, porém este passa por recuperação. A terceira vítima foi outra estudante de Medicina, de 25 anos, que atendeu o primeiro caso, mas morreu no dia 4 de junho em contato com a vítima.

O arenavírus tem esse nome por apresentar pequenos grânulos que parecem areia no microscópio. O principal transmissor para os humanos são ratos e camundongos. A transmissão pode ocorrer por ingestão de água e alimentos contaminados por urina e fezes dos roedores. A transmissão de pessoa por pessoas pode ocorrer por contato com urina, fezes, vômito e saliva do doente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Corumbá, os primeiros sintomas são lombomialgias, dor epigástrica e retro-orbital, tonturas, aversão a qualquer tipo de luz (fotofobia) e constipação.

Em nota, a pasta recomenda vigilância dos contatos. “Devido à fronteira seca entre Corumbá e a Bolívia, é necessário que haja uma atenção maior com os pacientes oriundos da Bolívia, que apresentem sinais e sintomas condizentes com a infecção por arenavírus”.


Publicidade

Frente - Pragas e Eventos

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.

Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.

Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.

matriculese png 4 - Pragas e Eventos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *