UTI neonatal de hospital em Porto Alegre é interditada devido a infestação de carrapatos

3 min. leitura

A UTI neonatal do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, referência no atendimento a gestantes de risco em Porto Alegre, foi interditado neste sábado (23) devido a uma infestação de carrapatos. Vídeos mostram os parasitas em leitos do local onde estavam internadas cinco crianças (veja um trecho acima).

Segundo informações de pessoas que não quiseram se identificar, na última quinta-feira (21) foram encontrados carrapatos em uma das salas da UTI neonatal da instituição.

Por meio de nota (leia abaixo), a direção do hospital disse ter tomado todas as providências necessárias ao saber sobre a infestação, e que o procedimento de desinsetização teve início imediatamente. A unidade ficará interditada até domingo (24), devido ao produto usado para eliminar os aracnídeos.

Carrapato na unidade neonatal do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

Carrapato na unidade neonatal do Hospital Presidente Vargas, em Porto Alegre — Foto: Reprodução/RBS TV

Nota do Hospital Presidente Vargas

A direção do Hospital Materno Infantil Presidente Vargas informa que há dois dias tomou conhecimento do aparecimento de artrópodos em uma sala da UTI Neonatal. Imediatamente o grupo de avaliação de risco foi acionado junto a Direção Geral. Este grupo é composto pela Comissão de Infecção Hospitalar, Segurança do Paciente, Higienização, além da equipe de atendimento do local.

Ao avaliar as amostras com a equipe de zoonoses da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, confirmou-se infestação localizada por carrapato em uma das salas e as cinco crianças que lá estavam foram imediatamente transferidas para outra sala sem qualquer dano às mesmas.

Com a confirmação técnica do fato, a orientação conjunta do engenheiro da empresa responsável para desinsetização de hospitais da Prefeitura de Porto Alegre que começou o trabalho imediatamente, aplicando um produto que é considerado um dos melhores e elimina 100% dos carrapatos em uma única aplicação. É necessário que o local fique interditado por 24 horas antes da limpeza terminal que será realizada no domingo. O produto é inodoro e sem riscos para as pessoas.

A direção do HMIPV informa ainda que todas as medidas estão sendo foram tomadas e foram transferidas as 17 crianças da UTI Neonatal, para outra área organizada no próprio hospital, para que esta limpeza seja feita preventivamente em todas as salas da UTI Neonatal para segurança completa dos bebês e das equipes.

O HMIPV comunicou restrição para internação de Gestantes com Risco de Parto Prematuro para garantir a segurança de todos os pacientes. As pacientes, exceto se estiverem com parto iminente ou absoluta emergência, estão sendo encaminhadas a outros hospitais através da regulação do SAMU. Ainda não se sabe a causa desta infestação mas a apuração já está sendo realizada.

Compartilhar
Leave a comment