Saúde de Piracicaba confirma três casos de febre maculosa com duas mortes em 2019

carrapato - Pragas e Eventos

A Secretaria de Saúde informou nesta quarta-feira (11) que foram confirmados três casos de febre maculosa na cidade, entre eles duas mortes. Estas foram as primeiras notificações da doença este ano.

Segundo a Saúde, nos casos em que as vítimas morreram, uma delas era uma mulher entre 20 e 29 anos e um homem entre 30 e 39 anos.

O paciente que conseguiu se curar da doença era um homem entre 60 e 69 anos. Em todos eles, a prefeitura acredita que os moradores contraíram a doença às margens do Rio Piracicaba. Não há informações de quando as pessoas morreram.

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) pede atenção em locais que possam ter carrapatos-estrela, transmissor da doença. No período de seca, a tendência é aumentar a proliferação do bicho em áreas verdes e margens de rios, córregos e lagoas, segundo a prefeitura, e a recomendação é que se evite esses locais.

“Caso apresente os sintomas, procure o serviço de saúde mais próximo informando o local onde esteve e se retirou/foi picado por carrapato”, diz a Saúde.

Em 2018

A Saúde também informou nesta quarta-feira o balanço de casos registrados da doença no ano passado. Segundo a pasta, foram quatro confirmações em 2018, entre elas, uma morte. Não há informações do morador que não resistiu à doença.

Cuidados e sintomas

Segundo a Saúde municipal, caso a pessoa encontre o carrapato no corpo, é indicado retirá-lo o mais rápido possível, antes que ele se fixe e tenha contato com a corrente sanguínea. Se o bicho estiver contaminado, ele pode transmitir a bactéria causadora da febre maculosa. Uma pessoa não pode passar a doença para outra.

Os sintomas podem demorar de dois a 14 dias para aparecer, e são:

  • Febre, em geral alta
  • Dor no corpo
  • Dor de cabeça
  • Mal estar generalizado
  • Náuseas
  • Vômitos
  • Depois, podem aparecem pequenas manchas avermelhadas, as máculas, principalmente nas palmas das mãos e planta dos pés

Caso apresente os sintomas, a recomendação é procurar o serviço de saúde mais próximo o quantos antes. O tratamento é iniciado imediatamente e feito com antibióticos específicos.

Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1
Ciclo da febre maculosa envolve carrapatos e capivara — Foto: Amanda Paes/G1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *