10 doenças que mais matam no mundo

conheca 10 doencas que mais matam no mundo - Pragas e Eventos

Todos os anos mais de cinquenta milhões de pessoas morrem vítimas das doenças que mais tem atormentado o mundo, essa quantidade supera toda a população de São Paulo. Estes dados são compilados pela Organização Mundial de #Saúde (OMS), que visa compreender as causas dessas fatalidades, pois assim podem ser identificados os problemas para posteriormente serem aplicadas estratégias de tratamento e o devido direcionamento de recursos necessários nas áreas que mais precisam.

10º – Dengue: mata ao menos 25.000 pessoas ao ano

A dengue é uma #Doença transmitida através da picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Infelizmente, não tem vacina ou tratamento, chegando a matar cerca de 25.000 pessoas todos os anos, também é uma das doenças que mais tem crescido no mundo nos últimos anos.

9º – Leishmaniose: mata entre 20.000 e 30.000 por ano

A leishmaniose como a dengue é transmitida através da picada de um mosquito, chamado de mosquito palha, é uma doença infecciosa, porém, não é contagiosa. Ainda não possui cura e o número de novos casos tem aumentado em 1,3 milhão todos os anos, atualmente ela tem matado de 20.000 a 30.000 pessoas ao ano.

8º – Cólera: mata pelo menos 100.000 ao ano

A cólera é uma doença infectocontagiosa do intestino delgado, transmitida por meio de alimento ou água contaminados. Trata-se de uma doença que pode matar com uma velocidade impressionante, algumas vezes em poucas horas, segundo os dados levantados pela OMS cerca de 100 a 120 mil pessoas morrem anualmente por causa da cólera.

7º – Doença do sono (tripanossomíase africana): mata aproximadamente 300.000 por ano

A tripanossomíase humana africana, geralmente é conhecida como a doença do sono, é uma infecção parasitária encontrada na África subsaariana, sua disseminação é causada pela mosca tsé-tsé. Cerca de 80% dos novos casos tem sido originado na República Democrática do Congo.

6º – Malária: mata em torno de 650.000 a 1.2 milhão

Estudos mais recentes apontam que cerca de 1.2 milhão de pessoas morrem a cada ano vítimas da malária ou paludismo como também é conhecida. Trata-se de uma doença infecciosa aguda ou crônica, transmitida pela picada do mosquito Anopheles.

5º – Pneumonia: mata 1.1 milhão todos os anos

Essa doença tem dizimado a vida de milhões de crianças e está em primeiro lugar nesse ranking, crianças menores de 5 anos são as principais vítimas. Essa moléstia cria inflamação nos pulmões e é transmitida através de vírus. Felizmente, há tratamento e cura para essa doença.

4º – Tuberculose: mata 1.3 milhão a cada ano

A tuberculose é transmitida através do ar, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 2 bilhões de pessoas têm a doença atualmente. Há tratamento e cura, porém, o paciente é acompanhado por 6 meses em um tratamento caro, o que muitos não conseguem custear, e, devido a isso, essa doença tem vitimado cerca de 1.3 milhão de pessoas todos os anos.

3º – Câncer de pulmão: mata 1.6 milhão por ano

Este é o câncer que mais tem matado, sendo apenas ele responsável por 1.6 milhão de mortes todos os anos. Para quem contrai a doença a taxa de sobrevivência é baixa, a melhor maneira de se prevenir é evitar o fumo do tabaco sendo ativo ou passivo. Segundo um estudo realizado no Reino Unido, os dados apontam que 86% dos casos são em pessoas que tem o hábito.

2º AIDS – mata 1.6 milhão por ano

Atualmente, cerca de 35 milhões de pessoas estão infectadas com o vírus do HIV/#AIDS, essa doença tem matado aproximadamente 1.6 milhão de pessoas por ano. É transmitida através de fluídos corporais e, infelizmente, ainda não há cura, e já é responsável por mais 36 milhões de mortes desde o dia em que foi descoberta.

1º Doença isquêmica do coração – mata 7.4 milhões todos os anos

Resultante do corte de sangue para o coração, essa doença frequentemente causa ataques cardíacos. As principais causas são pressão alta do sangue, obesidade e tabagismo. Essa é a doença que mais tem matado nos países ocidentais, mas também há um número muito grande em todas as partes do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *