Agentes de saúde e endemias passam por capacitação em Cascavel

As atividades foram voltadas aos profissionais dos municípios de grande parte do Estado

0
138
Profissionais de Saúde e Endemias e Palestrantes
Profissionais de Saúde e Endemias e Palestrantes

O evento iniciou com apresentação das autoridades constituídas seguindo com o monólogo apresentado pelo Ator e Palestrante, João Reis, e contou com as presenças da Técnica e Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue (CGPNCD) Ministério da Saúde, Drª Cristiane Pujol Luz, do ex- servidor da Secretária de Saúde do Rio de Janeiro, Fábio Castelo Branco, do Secretário de Saúde do município de Cascavel, Reginaldo Andrade, da Gerente Vigilância Ambiental de Cascavel, Mariléia Renostro, entre outros especialistas no tema.

As atividades divididas em quatro módulos foram voltadas aos técnicos de vigilância epidemiológica, atenção básica, Agentes da Saúde da Família, controle de vetores, Coordenadores/Supervisores dos Programas de Controle as Endemias, vigilância ambiental, Estudantes, e demais profissionais que se interessam trabalhar em Saúde Publica nos municípios, buscando preparar os profissionais que atuam no Controle de Endemias para as ações Combate ao Aedes aegypti neste fim de ano, e das demais Endemias emergentes. Participaram também do evento: Denilson Lehn, Representante da (Pragas & Eventos); PR, Genilton José Vieira, Cineasta Brasileiro mais Premiado no exterior (19 prêmios internacionais) representante do Instituto Fiocruz, Dr. André de Souza Leandro, (CCZ de Foz do Iguaçu/PR), Engenheiro da Indústria Guarany, Júlio Flávio Cassim, Dr. Maulori Cabral, Virologista da UFRJ do Rio de Janeiro/RJ, e Dr. Fabio Medeiros Costa do Instituto Oikos de Porto Velho/RO

Avaliação – O Técnico em Gestão Ambiental e Empresário do Controle de Pragas, Denilson Lehn avaliou o evento como sendo excelente. “A participação de agentes de vários municípios do Estado, demonstra a preocupação de seus gestores públicos para com suas populações no controle de Endemias principalmente para as ações combate ao Aedes aegypti”.

Tema – Entre os diversos temas abordados no Workshop, está a vigilância epidemiológica, microcefalia, Dengue, Febre Chikungunya e Vírus Zika. Fator preponderante na Capacitação do Agente de Controle de Endemias, novas informações sobre focos e técnicas de Controle modernas se tornou de suma importância nesse período, pois  justamente agora que começam as chuvas mais frequentes e junto com o calor, torna o ambiente mais favorável para a reprodução dos mosquitos.

Objetivo – A capacitação serviu para buscar atualizar os profissionais junto às ações já implementadas mediante ao protocolo de encaminhamento feito através das instituições governamentais e abrir a discussão a novas realidades do Manejo Integrado em Saúde Pública, harmonizando a participação das Empresas Especializadas de acordo com a Nota Informativa nº 120 de 2016/CGPNCD/DEVIR/SVS/MS, que propõe autorizar o trabalho em áreas privadas por empresas especializadas.

Realização – O Workshop foi realizado pelo portal www.pragaseeventos.com.br com o apoio de várias instituições. Durante os três dias, diversas capacitações foram voltadas aos profissionais da saúde para que haja uma ação permanente de melhorias na saúde durante os procedimentos e serviços levados diretos à população. O terceiro e quarto módulo acontece entre os dias, 02 e 03 de dezembro de 2016.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here