Apucarana prepara dia D de combate à dengue em novembro

0
19

Agentes de endemias e comunitários de saúde de Apucarana vão trabalhar em conjunto no dia 9 de novembro, visitando residências, estabelecimentos comerciais, indústrias e terrenos baldios, para eliminar focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya. A ação é uma recomendação do Ministério da Saúde, pois no verão há o risco de mais uma epidemia de dengue ameaça muitas cidades brasileiras.

Somente em Apucarana, nos últimos três meses foram registrados 32 casos suspeitos de dengue e 20 ainda estão sob análise no Laboratório Central do Estado (Lacen), enquanto outros doze foram descartados. Neste ano epidemiológico, iniciado em agosto, nenhum caso da doença foi confirmado.

O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, lembra que “Apucarana apresenta índice zero de infestação do mosquito, mas mesmo assim é fundamental o trabalho dos agentes de endemias e comunitários de saúde na eliminação dos locais onde o inseto possa proliferar”. Conforme Kaneta, a ação dos agentes será em todos os bairros da cidade e também nos distritos, “sendo importante que a população contribua para o trabalho das equipes, permitindo o acesso aos locais de visitação. Durante o Dia D, as equipes irão vistoriar todos os locais e pontos onde exista a possibilidade do desenvolvimento das larvas do Aedes aegypti. “Não podemos esquecer que o mosquito transmite, além da dengue, o zika vírus e a febre chikungunya, duas doenças que podem levar à morte”, esclarece Kaneta.

Pneus
Os agentes de endemias da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana têm visitado, constantemente, terrenos baldios, onde é comum o descarte de entulhos e pneus, facilitadores do acúmulo de água e, por conseguinte, para o desenvolvimento do Aedes aegypti. Somente no caso de pneus, são recolhidos mensalmente mais de duas mil unidades e entregue em uma empresa especializada para reciclagem das peças.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here