Arce, Fiocruz e pesquisadores ingleses discutem a relação de saneamento e casos de Zika vírus

2 min. leitura

A Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce) reuniu-se, nesta manhã de segunda-feira, com representantes da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo, segundo a assessoria de imprensa da agência, foi discutirem o quadro de saneamento básico na Região Metropolitana de Fortaleza e a correlação com os casos de Zika vírus. O encontro integra estudo que será desenvolvido em parceria com pesquisadores da universidade inglesa Conventry University, da Escola Nacional de Saúde e da Agência Cearense. Pela Arce, integra o grupo o analista de regulação, Alceu Galvão.

Chamado “Modelling and Mapping Statistical Probabilities; Correlation between Zika Virus Transmission, Sanitary and Drainage Conditions in the Metropolitan Areas of Fortaleza/Ceará (Brazil)”, o estudo será beneficiado com a experiência da Arce na regulação do setor de saneamento básico no Ceará. Na reunião, além do analista, participaram o presidente do conselho diretor, Hélio Winston Leitão. A equipe de pesquisadores seguirá um intenso cronograma de atividades que se estenderá até esta terça-feira.

Antes da reunião técnica da Arce, o grupo iniciou as atividades com visita a duas comunidades do rio Maranguapinho, focando as atenções no que se refere à drenagem. Agora à tarde, os trabalhos estão sendo retomados com reunião na Fiocruz. Já nesta terça-feira, a agenda prosseguirá com visita à comunidade da Rosalina e, ainda, encontros na Cagece. A agenda prossegue com reunião na Secretaria de Saúde, envolvendo a equipe de vigilância sanitária do Estado.

Compartilhar
Leave a comment