Bauru registra mais de 12 mil casos de dengue e lidera ranking nacional, aponta Ministério da Saúde

A Secretaria de Saúde divulgou na tarde desta terça-feira (16) que Bauru já registra 12.361 casos de dengue e lidera o ranking nacional. A cidade já possui o maior número de casos confirmados da doença no país, segundo o Ministério da Saúde.

Nesta semana, foram confirmados mais 2.154 casos. Assim, Bauru contabiliza 12.348 casos contraídos no município e 13 casos importados, totalizando 12.361 casos de dengue.

O número de mortes confirmadas até o momento são 12, mas há outras oitos mortes suspeitas aguardando resultado de exames.

O número de morte em 2019 já é o dobro do que foi registrado na epidemia de 2015 e preocupa os agentes de saúde e os moradores.

De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos prováveis em Bauru é ainda superior, sendo 15.064 casos, pois além dos exames, levam em consideração as notificações médicas.

O órgão também explica que, já em relação ao número de incidência em municípios de 100 mil até 499 mil habitantes, Bauru ocupa o sexto lugar no ranking nacional. No caso, a cidade registra incidência de uma pessoa com dengue para cada 4.024 habitantes.

Em janeiro deste ano, Bauru publicou um decreto com estado de emergência do município em relação a doença.

Outras epidemias

Na última epidemia em 2015 foram em todo o ano registrados 8.482 casos de dengue, com seis mortes, ou seja, metade do número de mortes já registrados em 2019.

Antes disso, as piores situações tinham sido registradas em 2013, sendo 7.434 casos, com duas mortes. Em 2011 foram 4.384 e seis mortes, e em 2007 2.064 casos.

Aplicativo

A prefeitura de Bauru criou um aplicativo para ajudar nas denúncias dos terrenos sujos. No primeiro dia da liberação do aplicativo para celulares, foram registradas cerca de 700 denúncias. Até o momento, já foram recebidas denúncias de 3.034 denúncias, sendo 20% repetidas.

O sistema criado para denunciar áreas de risco para dengue é considerado pela administração uma das principais ferramentas para ajudar no cumprimento do decreto assinado no fim de 2018, que permite multar proprietários que mantêm terrenos sujos.

O acesso ao aplicativo está disponível no site da prefeitura, logo na página inicial. Para denunciar, o usuário deve baixar o app e depois colocar o endereço e uma foto do local relatando o problema.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *