Cuidado! Carrapato da capivara traz riscos a população

3 min. leitura
cropped capivara animais pantanal - Pragas e Eventos

“Carrapato da Capivara – Riscos para a População”, este é o tema da palestra que representantes da Embrapa irão apresentar durante a Feira de Negócios Agropecuários de Campo Grande, a Fenagrande que começa hoje, dia 30 e termina no dia 1º de setembro na Cidade do Natal, nos altos da Avenida Afonso Pena em Campo Grande, MS.

O tema é oportuno e tem despertado interesse da população uma vez que na cidade existem parques com trânsito de animais silvestres, potenciais hospedeiros de carrapatos, como a capivara. O contato com esses animais ou mesmo transitando nos locais onde eles habitam, a pessoa pode ser picada por um carrapato infectado e contrair a Febre Maculosa Brasileira, uma doença infecciosa de gravidade variável.

O tema será apresentado neste sábado das 16 às 17 horas na Tenda A. Os especialistas Marcos Garcia e Leandro Higa, orientados do pesquisador Renato Andreotti, da Embrapa, vão falar de prevenção da Febre Maculosa Brasileira, sintomas da doença, explicar o ciclo de vida do carrapato, as espécies de carrapatos mais comuns que transmitem a doença, além de uma série de recomendações para que a população não corra risco de ser picada. “A pessoa pode contrair a Febre Maculosa Brasileira se for picada por larvas, ninfas ou “micuins” adultos infectados com bactérias do gênero Ricketsia ricketsii”,explica Andreotti – especialista em carrapatos. Ele esclarece que a doença é facilmente tratada quando diagnosticada no início. Ainda, segundo Andreotti, no Mato Grosso do Sul, o carrapato da capivara, conhecido como Estrela (Amblyomma sculptum) pode ser encontrado na grama, em arbustos, em parques, trilhas, matas e locais onde há presença de animais silvestres.

Os visitantes da Fenagrande irão receber um folder explicativo sobre o tema com recomendações para os locais de risco e até como remover o carrapato do corpo. “As pessoas devem se prevenir para não se infectarem”, alerta o pesquisador. “Como o risco maior da transmissão da febre maculosa brasileira está relacionado com as larvas e ninfas, nesse período – de julho a novembro – a população deve tomar cuidado com as ninfas”.

No estande da Embrapa, durante os três dias, os visitantes poderão saber mais sobre tecnologias e serviços da empresa. Estarão dispostos os temas: Bem estar animal, extração de DNA de plantas, mosca-dos-estábulos e coleção de insetos, sementes forrageiras, softwares, vasos com plantas forrageiras e folder sobre integração-lavoura-pecuária-floresta.

Com entrada gratuita a Fenagrande abre das 10 horas à 21 horas.

Compartilhar
Leave a comment