Exposição sobre Aedes aegypti ganha versão virtual

7 min. leitura
o mosquito que salvou dilma.html scaled 1 - Pragas e Eventos
2006 Prof. Frank Hadley Collins, Dir., Cntr. for Global Health and Infectious Diseases, Univ. of Notre Dame This 2006 photograph depicted a female Aedes aegypti mosquito while she was in the process of acquiring a blood meal from her human host, who in this instance, was actually the biomedical photographer, James Gathany, here at the Centers for Disease Control. You’ll note the feeding apparatus consisting of a sharp, orange-colored “fascicle”, which while not feeding, is covered in a soft, pliant sheath called the "labellum”, which retracts as the sharp stylets contained within pierce the host's skin surface, as the insect obtains its blood meal. The orange color of the fascicle is due to the red color of the blood as it migrates up the thin, sharp translucent tube. The first reported epidemics of Dengue (DF) and dengue hemorrhagic fever (DHF) occurred in 1779-1780 in Asia, Africa, and North America. The near simultaneous occurrence of outbreaks on three continents indicates that these viruses and their mosquito vector have had a worldwide distribution in the tropics for more than 200 years. During most of this time, DF was considered a mild, nonfatal disease of visitors to the tropics. Generally, there were long intervals (10-40 years) between major epidemics, mainly because the introduction of a new serotype in a susceptible population occurred only if viruses and their mosquito vector, primarily the Aedes aegypti mosquito, could survive the slow transport between population centers by sailing vessels.

Realização da Fiocruz e patrocínio da Sanofi, “Aedes: que mosquito é esse?” traz informações sobre dengue, zika e chikungunya e pode, a partir de agora, ser visitada de qualquer lugar do Brasil e do mundo

A exposição Aedes: que mosquito é esse? que está aberta para visitação em Olinda, Pernambuco, e já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, acaba de ganhar uma versão virtual.

Por meio do site: http://www.aedesquemosquitoeesse.com.br, que está disponível em português, inglês e espanhol, qualquer pessoa com acesso à Internet pode visualizar o conteúdo integral da mostra, que apresenta informações sobre o mosquito e as doenças transmitidas por ele. Assim como na visita física, a experiência digital incentiva o público a interagir e dissemina diversas informações de maneira lúdica e divertida.

O diretor da Casa de Oswaldo Cruz (COC)/Fiocruz, Paulo Elian, explica que o objetivo da exposição virtual é alcançar o maior número de pessoas possível. “É uma oportunidade única para, além de educar, alertar a população sobre os riscos e os cuidados necessários para a prevenção da dengue”, destaca. Já Hubert Guarino, diretor geral da Sanofi Pasteur no Brasil, acredita que a iniciativa vai ajudar a conscientizar a respeito das doenças transmitidas pelo mosquito. “É importante que as pessoas saibam como cuidar da sua saúde e de todos a sua volta”.

A exposição, que recebeu quase 20 mil pessoas nas primeiras cidades pelas quais passou desde 2017, é dividida em seis módulos: “Mosquitos e vírus: combinação perigosa”; “Os vírus – por dentro dos vírus e Um Mosquito Doméstico – o zumzumzum da questão”; “Dengue”; “Zika”; “Chikungunya”; “Pesquisa em busca de soluções e Controle – esforço conjunto”.

No site, além de ter acesso a todo o conteúdo como vídeos e dispositivos interativos, o visitante também poderá fazer um tour virtual pela exposição, navegando pelas salas onde a mostra acontece fisicamente. A escultura de mosquito fêmea, de mais de dois metros, criada pelo artista plástico Ricardo Fernandes, também pode ser apreciada na visita online.

Vale destacar ainda que os dois documentários que integram a apresentação – O Mundo Macro e Micro do Mosquito Aedes aegypti – para combatê-lo é preciso conhecê-lo e Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça nos trópicos – dirigidos por Genilton José Vieira, do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), também estão disponíveis no site.

SERVIÇO

Exposição Aedes: que mosquito é esse?

Endereço virtual: http://www.aedesquemosquitoeesse.com.br/

Endereço físico:

Espaço Ciência

Endereço: Complexo de Salgadinho, Olinda

Parque Memorial Arcoverde, Parque 2, s/n – Pernambuco – PE CEP: 53020-560

Exposição no local até março de 2019

Atendimento (hora limite para a entrada de grupos: 16h)

Segunda a sexta-feira: das 8h às 12h, e das 13h às 17h

Finais de semana: das 13h30 às 17h

Entrada: grátis | Classificação: sem restrição

Sobre a Fiocruz

Promover a saúde e o desenvolvimento social, gerar e difundir conhecimento científico e tecnológico, ser um agente da cidadania são os conceitos que pautam a atuação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), vinculada ao Ministério da Saúde. A Fundação tem como missão produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e que contribuam para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde e da cidadania ampla como valores centrais.

Instalada em 10 estados, além dos institutos sediados no Rio de Janeiro, a Fiocruz possui unidades nas regiões Nordeste, Norte, Sudeste e Sul do Brasil e conta com um escritório em Maputo (Moçambique, na África). Ao todo, são 16 unidades voltadas para ensino, pesquisa, inovação, produção, desenvolvimento tecnológico, assistência e sustentabilidade socioambiental no âmbito da saúde. A partir de um modelo de governança democrático e participativo, a Fiocruz abriga mais de 12 mil profissionais com variados perfis de atuação. Em 2018, a instituição criada por Oswaldo Cruz celebra 118 anos.

Sobre a Sanofi

A Sanofi se dedica a apoiar as pessoas ao longo de seus desafios de saúde. Somos uma companhia biofarmacêutica global com foco em saúde humana. Prevenimos doenças por meio de nossas vacinas e proporcionamos tratamentos inovadores para combater dor e aliviar sofrimento. Nós estamos ao lado dos poucos que convivem com doenças raras e dos milhões que lidam com doenças crônicas. Com mais de 100 mil pessoas em 100 países, a Sanofi está transformando inovação científica em soluções de cuidados com a saúde em todo o mundo. Sanofi, Empowering Life, uma aliada na jornada de saúde das pessoas.

Espaço Ciência

Com área de 120 mil m² entre as cidades de Recife e Olinda, o Espaço Ciência é um Museu Interativo de Ciência, considerado o maior do gênero a céu aberto da América Latina. É vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco. Combinando exposições montadas em ambientes fechados e centenas de experimentos interativos ao ar livre, possui ainda planetário, auditório, anfiteatro, hall de exposições e centro educacional. O Espaço Ciência apresenta também um manguezal de rara beleza e interesse científico, com ambiente para contemplação, estudos e aprendizagens.

Fonte: Segs

Compartilhar
Leave a comment