Febre amarela pode ser confundida com seis doenças; entenda

0
45

Febre, dores no corpo, fraqueza, vômito, olhos amarelados. Alguns dos primeiros sinais da febre amarela também podem ser confundidos com os sintomas de pelo menos outras seis doenças. Leptospirose, hepatite e dengue hemorrágica são as mais comuns, mas até mesmo malária, febre tifoide e febre maculosa podem se manifestar de forma semelhante à doença que já matou pelo menos duas pessoas no Espírito Santo. Nesta quarta-feira, o diretor do Instituto Evandro Chagas, Pedro Vasconcelos, abordou o assunto durante uma capacitação para cerca de 200 profissionais de saúde no Espírito Santo, a convite da Sesa (Secretaria de Estado da Saúde).

Vasconcelos é um dos maiores especialistas em febre amarela do mundo e esteve até quarta no ES para avaliar a estratégia de proteção à população adotada, como a vacinação cautelar em 60 municípios. “Falamos sobre os transmissores da doença, o quadro clínico e o diagnóstico diferencial com outras doenças que geralmente têm um quadro parecido com da febre amarela. É preciso estar atento”, disse.

Números
Já são 45 os casos em investigação pela Sesa, sendo oito mortes. Outros 11 casos foram confirmados, sendo que dois pacientes morreram (em Ibatiba e Pancas), e quatro estão em estado grave.

Nesta semana, três macacos foram encontrados mortos em Cariacica (dois na Reserva de Duas Bocas e um no bairro Operário) e um em Vitória, no bairro Joana D’arc. As prefeituras disseram que os animais foram recolhidos. Os de Cariacica foram encaminhados à Sesa para análise. O de Vitória estava em estado de decomposição avançado, e, por isso, não foi possível coletar amostras.

febre-amarela

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here