Febre amarela tem primeiros casos em D. Martins e Santa Leopoldina

Os casos confirmados são de contaminação por febre amarela silvestre. Vinte mortes estão confirmadas em todo o estado.

0
24

Os município de Domingos Martins e Santa Leopoldina, ambos na região Serrana do Espírito Santo, tiveram os primeiros casos de febre amarela confirmados, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (Sesa). O boletim sobre as notificações da doença foi publicado nesta quarta-feira (8).

Os casos são de contaminação por febre amarela silvestre, segundo a Sesa. Em Domingos Martins, um caso de morte pela doença é investigado: o de um garçom que morava em Pedra Azul.

A última atualização da secretaria de estado da Saúde do Espírito Santo (Sesa) informou que 20 mortes foram confirmadas por febre amarela  no estado, com a morte de um paciente em Brejetuba, na Região Serrana.

Do total de 235 casos notificados, 81 foram confirmados para febre amarela silvestre e 154 estão sendo investigados com quadro indicativo também de leptospirose, febre maculosa, dengue e outras doenças com sintomas semelhantes.

As mortes confirmadas aconteceram em 12 municípios. São eles: Muniz Freire (3), Colatina (3), Ibatiba (2), Irupi (02), Itarana (2), Brejetuba (2). Laranja da Terra, Pancas, São Roque do Canaã, Afonso Cláudio, Conceição do Castelo e Aracruz registraram uma morte cada.

Veja onde se vacinar na Grande Vitória

Vitória
Vacinação em 27 unidades de saúde do município distribuição de senhas a partir das 7 h.

Agendamento on-line
O agendamento on-line para receber a vacina está sendo feito em dois turnos, de manhã e à tarde, em: Andorinhas, Fonte Grande, Ilha das Caieiras, Jardim Camburi, Jardim da Penha, Maruípe, Praia do Suá, Bairro República, Resistência, Santa Luiza, Santo André, Santo Antônio e Vitória/Parque Moscoso, Alagoano, São Pedro V, Bairro da Penha, Morro do Quadro, Grande Vitória, Consolação, Ilha de Santa Maria, Ilha do Príncipe, Itararé, Jabour, Jesus de Nazareth, Maria Ortiz, Santa Martha, São Cristóvão e Forte São João.

É preciso baixar o aplicativo da Prefeitura de Vitória, o Vitória Online, e escolher a opção de agendamento para febre amarela. Em caso de crianças sem CPF, o cadastro pode ser feito com o CPF dos pais.

Um mesmo CPF pode ser utilizado duas vezes ao dia. No entanto, a prefeitura diz que a preferência é para quem busca os postos e o agendamento pode demorar alguns dias ou semanas

O agendamento também pode ser feito pela internet no site da prefeitura.

Cancelamento
Para quem agendou a vacinação, mas conseguiu se vacinar, a prefeitura pede que libere o agendamento para outras pessoas

Documentos
Além do cartão de vacinas (não obrigatório) e de documento pessoal, é exigido o comprovante de residência na capital

Viana
A partir desta terça, a vacinação passa a ser oferecida somente na quadra da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marcílio de Noronha, na Avenida São Paulo, onde a equipe da Secretaria de Saúde estará, das 8h às 15h, de terça a sexta, até todo o restante da população ser imunizada.

Desde a segunda, não há mais vacinação em unidade de saúde

Guarapari
Até a sexta-feira (10), a vacinação acontece no Ginásio do Polivalente, das 8h às 11h e das 18h30 às 21h. Haverá distribuição de senha. A prioridade será para moradores de Guarapari. É necessário levar documento com foto

Unidades de saúde
Até o dia 10, das 7h às 16h, nas unidades de saúde de Reta Grande, São Miguel, Todos os Santos, Ralf Dalfior (Amarelos), Perocão, Setiba, Roberto Calmon, Centro Municipal

Escola
Nesta quarta, nas Escolas Otacília e Acle Zouain, das 8h às 16h

Cariacica
A aplicação das vacinas acontece em 22 unidades de saúde: Alto Lage, Bela Aurora, Bela Vista, Cariacica Sede, Graúna, Itapemirim, Itaquari, Jardim Botânico, Mucuri, Nova Brasília, Novo Brasil, Nova Canaã, Nova Rosa da Penha, Operário, Oriente, Padre Miguel, Porto de Santana, Rio Marinho, Valparaíso, Santa Bárbara, São Francisco e Santa Fé

A partir das 8 horas, no posto volante, montado no Colégio Passionista, em Jardim América, Serão distribuídas duas mil senhas para   vacinação  .

Vila Velha
A partir desta quarta-feira, a vacinação no ginásio Tartarugão acontece com a distribuição de 2 mil doses, e em mais 16 unidades de saúde, das 8h às 17h, com entrega de senhas.

As unidades são: Glória, Vale Encantado, Ibes, Santa Rita, Vila Nova, Barramares, Ulysses Guimarães, Jardim Marilândia, Paul, Dom João Batista, Araçás, Vila Garrido, São Torquato, Barra do Jucu, Ponta da Fruta, Terra Vermelha.

Serra
Das 8h às 11h30, nas unidades de saúde de Novo Horizonte, André Carloni, Barro Branco, Carapina Grande, Chácara Parreiral, Eldorado, Jardim Carapina, Jardim Tropical, Laranjeiras Velha, Nova Carapina 2, Nova Carapina I, Planalto B, Porto Canoa, São Diogo, Barcelona, São Marcos e Cidade Continental. Haverá atendimento também das 8h às 15h, em Vista da Serra e Serra-Sede.

Senhas
Serão 3.100 doses hoje. Serão distribuídas senhas. O cidadão deve levar documento de identificação, carteira de vacinação e comprovante de residência.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here