Fiocruz testa vacina mais eficaz contra dengue

0
5

A Fundação Oswaldo Cruz recruta 900 voluntários para participar de estudo da vacina contra a dengue no Rio de Janeiro. Desenvolvida pelo Instituto Butatan, em São Paulo, a pesquisa já está em andamento há dois anos em outros 12 centros espalhados pelo Brasil.

Na capital fluminense, os voluntários devem ter entre 2 e 17 anos de idade e morar em Realengo, na Zona Oeste. O acompanhamento vai durar cinco anos na Clínica de Saúde da Família Armando Palhares, em Realengo.

Segundo o coordenador do estudo no Rio de Janeiro, o médico infectologista André Siqueira, apenas em torno de 50 voluntários já se inscreveram para participar da pesquisa que pode disponibilizar em breve uma vacina contra os quatro tipos da dengue.

Segundo a Fiocruz, atualmente o estudo está na fase 3, com a vacinação de 17 mil voluntários nas cinco regiões do Brasil. Após esse processo, a vacina será submetida à aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para que posteriormente possa ser disponibilizada para a população na rede pública de saúde.

Ainda de acordo com a Fiocruz, os resultados até o momento indicam que a vacina é segura e mais eficaz que a disponível atualmente.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here