Lançado plano de combate à dengue

Sesau e Semusa anunciaram mutirão de combate à dengue nos bairros.

0
18

Com o objetivo de alertar a população sobre a incidência de casos de dengue, zika e chikungunya, a Secretaria de Estado de Saúde de Rondônia (Sesau) e Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), anunciaram mutirão de combate ao mosquito transmissor dessas doenças.

O secretário Municipal de Saúde, Alexandre Porto disse que o trabalho será realizado em todos os bairros de Porto Velho, iniciando no bairro Socialista, na segunda-feira (13) até quinta-feira (16), das 7h às 13h, saindo da 17ª Brigada do Exército. A partir de sexta-feira (17), será a vez do bairro Areal da Floresta. Serão realizadas visitas de porta em porta por cerca de 200 agentes de saúdes em duplas, que vai verificar possíveis focos de infestação, conversar com moradores, levar orientações e se necessário, aplicar posteriormente o fumacê nas residências ou nos bairros.

Feito isso, a Semusa e Sesau se reúnem para fazer um planejamento de avaliação. “Nós estamos realizando na segunda-feira o Levantamento de Índice Rápido – Lira- que nos dará uma posição mais real da situação e com isso, passaremos para os outros bairros. Nós queríamos começar esse trabalho em fevereiro, e estendemos por no mínimo 6 a 7 meses, quer dizer, esperar passar o inverno amazônico, para já pensarmos em uma prevenção para 2018”, adiantou Alexandre Porto.

Ainda de acordo com o secretário, todos os agentes de saúde estarão devidamente identificados e ele pede a contribuição da população para evitar a água parada em suas residências, terrenos, vasos de flores, canteiros. “Esse resultado de combate só será possível, se tivermos a colaboração da nossa população”.

Recomenda-se para as pessoas que apresentarem os sintomas, procurar o Posto de saúde mais próximo de sua residência. “O grande problema que essas doenças trazem é que possuem sintomas semelhantes e para detectar qual é uma e qual é a outra, só um exame laboratorial”, destacou.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here