Morte por raiva humana é confirmada no Brasil e o que acontece é assustador

2 min. leitura
sintomas raiva humana google 1424163 - Pragas e Eventos

Por conta de cuidados bastante avançados, especialmente na vacinação dos animais, a raiva humana é raríssima no Brasil, mas acontece. A doença é assustadora. A pessoa pode se transformar em um quase zumbi e, segundo dados científicos, a mortalidade beira os 100%.

Mais rara do que a própria doença foram as pessoas que conseguiram sobreviver à raiva. Todas elas, procuraram centros de saúde imediatamente após serem mordidas por um animal. O novo caso de raiva humana que terminou com morte no Brasil acontece na cidade de Recife (PE) e elevou o alerta da população do Nordeste.

Após 19 anos, mulher morre de raiva humana no Recife: ‘Doença provoca sonhos tenebrosos’

De acordo com informações do site da revista Veja, em reportagem publicada nesta terça-feira (4), havia 19 anos que ninguém morria de raiva na cidade de Recife.

A informação foi confirmada pelo gerente de controle de zoonoses da região, Jurandir Almeira.

A vítima é Adriana Vicente da Silva. Ela tinha 36 anos e foi mordida por um gato no mês de abril. A mulher já havia feito o teste para saber se tinha a raiva humana, mas morreu antes mesmo dos médicos saberem o resultado.

Um dos sintomas clássicos da doença são os sonhos tenebrosos. A pessoa tem sonhos sádicos, aterrorizantes e, muitas vezes, não consegue dormir.

Raiva humana registrada no Brasil é de origem silvestre

O exame concluiu que o vírus encontrado em Adriana seria de um morcego que se alimenta de sangue, ou seja, o vírus tem origem silvestre. O animal teria mordido o gato que, em seguida, atacou Adriana, que não suportou o vírus e morreu. No passado, a doença matava com uma constância muito maior.

Compartilhar
Leave a comment