Mosquitos podem ser infectados pelo vírus de Zika em água contaminada, diz pesquisa

3 min. leitura
1077 1083v2sm - Pragas e Eventos

Beijing, 3 abr (Xinhua) — Pesquisadores chineses revelaram que os mosquitos incubados em água contaminada pelo vírus de Zika (ZIKV) podem ser infectados pelo vírus.

No clássico ciclo de transmissão do ZIKV, os mosquitos pegam o vírus ao picar uma pessoa já infectada quando as partículas virais infecciosas são liberadas na saliva dos mosquitos. Eles então transmitem o vírus para outras pessoas saudáveis, fechando assim o ciclo.

Antes de voar por aí, os mosquitos crescem na água de desova de larvas para pupas. Os pesquisadores da Universidade Tsinghua e da Universidade Normal de Beijing coletaram amostras de urina de 89 pessoas saudáveis e descobriram que o ZIKV pode sobreviver na urina humana.

Os pesquisadores misturaram amostras de urina saudável com o ZIKV e descobriram que até 4% dos mosquitos submersos na urina contaminada tiveram resultado positivo no teste do ZIKV. Alguns dos mosquitos infectados transmitiram o vírus para outros animais.

Além disso, os pesquisadores coletaram várias amostras de esgoto para cultivar as pupas de mosquito, e a urina contendo uma baixa quantidade do ZIKV foi continuamente adicionada às amostras de esgoto a cada três horas, simulando a micção dos portadores do ZIKV.

Nesta condição de esgoto, os mosquitos adquiriam o ZIKV e obtiveram a habilidade de transmitir o vírus para outros animais.

O resultado indicou que os mosquitos procriados em um sistema hídrico contaminado por urina humana contendo o ZIKV podem transportar e transmitir o vírus.

Essa nova abordagem de transmissão potencial pode acelerar a disseminação do ZIKV na natureza.

O estudo enfatizou a importância de melhorar o sistema sanitário em regiões epidêmicas de doenças transmitidas por mosquitos e fornecer novas vias possíveis para a interrupção do ciclo de transmissão de vírus transmitidos por mosquitos essencialmente.

A estabilidade do ZIKV é determinada pelo grau de ácido e álcali, disse Cheng Gong, professor da Universidade Tsinghua. A atividade do vírus caiu consideravelmente quando o valor do pH foi reduzido para menos de 6,5.

Deste modo, o controle do pH da água também pode ser um método de prevenção do ZIKV.

“Todas as nossas descobertas são baseadas em experimentos de laboratório”, afirmou Cheng. “Precisamos fazer mais pesquisas através de investigações de campo.”

Compartilhar
Leave a comment