Programa Família Paranaense entra na guerra contra a Dengue

0
13

Começou esta semana uma ação educativa do programa Família Paranaense, da Secretaria estadual da Família e Desenvolvimento Social, contra o Aedes aegypti, mosquito que transmite a dengue, zika e chikungunya. A iniciativa conta com o apoio técnico das secretarias estaduais da Saúde e da Educação.

Para atingir de forma mais efetiva as famílias que moram em áreas de risco, portanto mais vulneráveis ao mosquito, foi desenvolvido um kit didático interativo e com forte apelo visual.

Os kits foram entregues esta semana aos escritórios regionais da Secretaria e já começaram a chegar à maioria dos 562 Cras (Centros de Referência de Assistência Social) de todo o Estado. A expectativa é que a ação cubra os 399 municípios paranaenses.

Além de chegar às mais de 250 mil famílias já atendidas ou em atendimento pelo programa Família Paranaense, os materiais poderão ser usados para outras ações educativas junto à comunidade e em parceria com as unidades municipais de Saúde e Educação.

Para a coordenadora do Família Paranaense, Letícia Reis, o combate ao mosquito requer a disseminação ampla de informação e a atuação integrada entre o poder público e a sociedade.

“Estamos apresentando uma forma criativa e adaptada à realidade para municiar a comunidade de informações claras e de fácil entendimento”, explica Letícia. “Neste trabalho intersetorial com as secretarias da Saúde e da Educação, o Família Paranaense busca fortalecer a proteção das famílias mais expostas ao Aedes aegypti.”

DIDÁTICO – O kit foi desenvolvido para ser utilizado nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) de todo Paraná e conta com recursos interativos. Um painel “Onde está o Aedes?” apresenta um cenário onde pequenos mosquitos podem ser localizados com a ajuda de uma “lupa”. A cada mosquito descoberto, a ação do agente do Cras é feita indicando qual a forma de prevenção.

Um material ilustrado sinaliza os sintomas da dengue, chikungunya e zika. Para finalizar a ação, a família leva para casa um “check list” no formato de ímã de geladeira. A ideia é que, ao interagir com o material, adultos e crianças se lembrem do conteúdo e se sintam motivados a participar da prevenção.

CRAS – O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Guaraituba em Colombo, Região Metropolitana de Curitiba, recebeu o kit didático na quinta-feira (12).

Equipes da Secretaria e da Secretaria Municipal de Assistência Social, acompanhados da secretária Maria da Silva Souza, participaram na primeira ação no município acompanhados dos agentes municipais de combate ao mosquito e integrantes das secretarias municipais da Saúde e Educação.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here