Realizada na FSP USP, homenagem póstuma ao Prof. Titular José Maria Soares Barata

0
39
Como a presença de docentes, funcionários, alunos, familiares e amigos, ocorreu no dia 20 de setembro, na Sala Paula Souza da Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP, homenagem realizada ao Prof. Titular José Maria Soares Barata, docente sênior do Departamento de Epidemiologia, falecido no último dia 05/09/2016.

A Sala estava repleta de pessoas para a homenagem, que teve a abertura com o Prof. Dr. Victor Wünsch Filho – Diretor da FSP/USP, relatando o quanto o Professor Barata, como era carinhosamente chamado pelos amigos, se relacionava bem com todos (docentes, funcionários e alunos), sempre preocupado com as questões da entomologia, da Faculdade e também com aspectos pessoais de cada um com quem se relacionava.

Em seguida, o Dr. Luiz Fontes, biólogo e entomologista que teve uma marcante relação profissional, acadêmica e de amizade com o Prof. Barata, fez um relato dos quarenta anos de convivência, ressaltando as virtudes características da atuação do Prof. Barata, em que se destacavam a humildade e solidariedade com os pares, independente de cargos que ocupavam ou títulos acadêmicos que possuíam.

Logo após, foi a vez da Profa. Eunice Aparecida Bianchi Galati, docente do Departamento de Epidemiologia da FSP/USP, parceira de pesquisas e amiga da família do Prof. Barata há muitos anos, relatar um pouco da convivência entre a sua família e a do Prof. Barata, e comentou sobre o seu caráter agregador, seu empenho com a formação de entomologistas e a sua dedicação aos estudos dos triatomíneos (“barbeiros”). Relembrou a homenagem que o Professor recebeu em 2000 de pesquisadores da FIOCRUZ do Rio de Janeiro que deram o seu nome a uma espécie, Triatoma baratai. Também noticiou que o Prof. Barata foi homenageado em 2015 por entomologistas da Faculdade de Saúde Pública/USP, dando seu nome a uma nova espécie de insetos (Psathyromyia baratai) do grupo dos flebotomíneos e comentou o quanto o Prof. Barata havia valorizado esta homenagem.

Por fim, um dos filhos do Prof. Barata, o Sr. Luiz André de Freitas Barata, fez um agradecimento em nome da família aos presentes, à FSP/USP e também relatou o carinho e o cuidado que seu pai tinha para com amigos e família, passando a palavra para o Prof. Dr. Francisco Cumaru, que fez um relato emocionante sobre a convivência de sua família com à do Prof. Barata, desde que eram crianças, no bairro do Butantã, SP. Comentou sobre como o Prof. Barata presava o conceito de “casa aberta”, muito utilizado antigamente no interior, onde parentes e amigos se visitavam frequentemente uns nas casas dos outros, em um clima fraterno e solidário. Leu pequenos trechos de uma poesia que seu pai fez ao Prof. Barata, por ser muito amigo e conterrâneo do Professor, do estado do Pará, e por fim, relatou como o Prof. Barata, apresentou-lhe a FSP/USP, descrevendo-a como a mais interdisciplinar das faculdades, fazendo com que ele (Cumaru) de uma formação em engenharia, fizesse seu doutorado na FSP/USP, na área de saúde pública.

Após a cerimônia, foi realizado o plantio de uma árvore (ipê amarelo) nos jardins da Faculdade em homenagem ao professor Barata, acompanhado por todos os presentes, que ao final, bateram palmas ao professor.

2352 2357 2358 2362

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here