Saúde dez, Zika zero

0
8

A microcefalia é uma doença que causa malformação no cérebro. Ela vem provocando milhares de mortes em bebês, e a falta de comunicação e recursos para a população é um dos fatores que contribuem para a doença.
Não é de hoje que o mosquito Aedes Aegypti vem causando doenças em nosso país. Assim como a epidemia da febre amarela que atingiu uma grande parte da região do cerrado, nordeste brasileiro. Hoje não é diferente com a microcefalia, isso acontece porque a escassez de médicos dificulta o atendimento aos pacientes, como também a falta de estrutura nos transportes públicos. Muitos gestantes acabam não fazendo o pré-natal devidamente por consequência também da distância até os postos de saúde.
Antes de mais nada vemos que os problemas sociais refletem muito à questões da saúde. Outro fator que infelizmente vem colaborando com esse padecimento é a falta de saneamento básico, esse não é um pequeno impasse. No litoral de São Paulo, municípios enfrentam grandes complicações por causa do descaso das autoridades. em Cubatão na Baixada Santista, o hospital municipal ficou sem atendimento devido a crise financeira que afeta a cidade, prejudicando a população com o aumento de doenças.
É importante que toda a população fique conscientizada, pois todos correm o risco da doença. O DST é outo fator causador da microcefalia, que deve ser alertado sempre.
A princípio a situação do Brasil principalmente em cidades de interior dos estados, exigem planos na área de valorização profissional e investimentos. Com a formação de médicos mais comprometidos e fazendo uma reforma curricular desde o ensino médio, isso fará com que há melhorias em todo sistema de saúde. O SUS tem que ser também aprimorado nas instituições públicas, com desenvolvimento tecnológico e, é preciso reforçar orientações á população com mobilizações de agentes comunitários da área da saúde. É necessário intensificar os serviços de saneamento básico em municípios não regularizados, pois é indispensável para manutenção da saúde. Além disso melhorar a qualidade de serviços nos transportes públicos e reduzir os custos.
A parceria do governo federal com os estados e municípios seria uma união fundamental para combater a microcefalia e outras doenças causadoras do vírus Aedes aegypti.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here