A Secretaria Municipal de Saúde lançou em seu canal no YouTube cinco vídeos do projeto Fora Leishmaniose! A iniciativa nasceu como projeto da residente Camila Reinheimer, vinculada ao Programa de Residência Integrada em Saúde Coletiva (RIS) da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, e foi executada em parceria com a Assessoria de Comunicação da SMS/Vigilância em Saúde.

A intenção do projeto é divulgar informações sobre a leishmaniose visceral humana e a leishmaniose visceral canina, em especial nas redes sociais, e disponibilizar o conteúdo para uso de outros veículos de comunicação interessados no tema e na difusão da informação. Desde 2010, a prefeitura monitora casos de LVC na cidade. No entanto, em 2016 foi diagnosticado o primeiro caso humano da doença. Entre setembro de 2016 e outubro de 2017, cinco casos da doença em pessoas foram confirmados em Porto Alegre, com registro de quatro óbitos.

Contribuir com informações que permitam um diagnóstico mais precoce e ágil da doença, o conhecimento sobre as áreas de maior risco de transmissão e dados sobre prevenção da LVC são objetivos do projeto, que se desenvolverá em etapas. Na primeira fase, foram produzidos cinco vídeos, com duração média de três minutos, tendo como entrevistados técnicos e gestores da SMS, que abordam temas específicos:

– Panorama geral da Leishmaniose Visceral – médico veterinário e diretor adjunto da CGVS/SMS – José Carlos Sangiovanni
– Ambiente x transmissão da Leishmaniose Visceral em Porto Alegre – médico veterinário Luiz Felippe Kunz Júnior CGVS/SMS
– O vetor da doença – biólogo Getúlio Dornelles Souza CGVS/SMS
– Leishmaniose Visceral Canina – características e histórico na cidade – médica veterinária Sônia Duro da Silva CGVS/SMS
– Palavra às famílias e aos profissionais da saúde – Viviane Scholl – médica pediatra da SMS, responsável pelo atendimento e encaminhamento da paciente diagnosticada com LVH e que foi tratada com êxito.

O projeto Fora Leishmaniose! consistirá no trabalho de conclusão de residência de Camila Reinheimer.

Clique aqui e acesse outros vídeos.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here