SECRETARIA DE SAÚDE DE PINHAIS REFORÇA AÇÕES DE COMBATE A DENGUE

As equipes da Vigilância Ambiental realizaram capacitações para o enfrentamento da Dengue, Febre Chikungunya e Zikavírus

0
24

Durante o mês de novembro, a Secretaria de Saúde de Pinhais, por meio da Vigilância Ambiental, realizou a intensificação da companha de combate à dengue. Por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, ocorreram diversas ações e capacitações referentes ao enfrentamento da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

 

Entre as ações estiveram a distribuição de materiais informativos, orientações e palestras em locais com grande circulação de pessoas, para que a população seja alertada sobre os riscos das doenças e as formas de prevenção e combate. “No total, foram distribuídos aproximadamente 22.500 folhetos, folders e cartazes”, afirmou a Gerente de Vigilância Ambiental de Pinhais, Cristiane Barros.

 

O trabalho permanente, executado durante o ano todo, consiste em visitas zoosanitárias a pontos estratégicos e residências para levantamento de índices, reconhecimento geográfico, monitoramento de armadilhas, pesquisas vetoriais especiais e delimitação de foco, como forma de auxiliar no monitoramento e controle dos vetores.

 

Como é o mosquito Aedes Aegypti?
É um pouco menor que o pernilongo comum, preto, com manchas brancas no corpo e nas patas. Se reproduz em água limpa e parada, não faz zumbido e se alimenta (pica) principalmente durante o dia.

 

O que é a Dengue?

É uma doença causada por um vírus, que é transmitido aos seres humanos pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. Sintomas: febre alta; dor de cabeça;

dores fortes nas articulações, na musculatura e no fundo dos olhos; cansaço; náuseas e vômitos e manchas vermelhas no corpo.

 

Febre Chikungunya

A Febre Chikungunya é uma doença parecida com a dengue, causada pelo vírus CHIKV, da família Togaviridae. Seu modo de transmissão é pela picada do mosquito Aedes Aegypti infectado e, menos comumente, pelo mosquito Aedes albopictus.

 

Seus sintomas são semelhantes aos da dengue: febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço. Porém, a grande diferença da febre chikungunya está no seu acometimento das articulações, o vírus avança nas juntas dos pacientes e causa inflamações com fortes dores acompanhadas de inchaço, vermelhidão e calor local.

 

Zika Vírus

 

A Zika Vírus é uma doença viral aguda, transmitida principalmente por mosquitos, como o Aedes aegypti, caracterizada por diversos sintomas como febre intermitente, dor articular, mialgia e dor de cabeça. Apresenta evolução benigna e os sintomas geralmente desaparecem espontaneamente após três a sete dias.

 

 

ATENÇÃO: Aparecendo mais de um destes sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima. E lembre-se: remédios para dores ou febres somente com prescrição médica. Alguns remédios são contraindicados em caso de suspeita de dengue.

 

Serviço

A Gerência de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde de Pinhais atende reclamações sobre a existência de locais que favorecem o desenvolvimento de mosquito da dengue. O atendimento funciona das 8 às 17h por meio do telefone 3912-5396.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here