Semente de planta é distribuída em Lençóis Paulista contra Aedes aegypti

0
31

As ações da prefeitura e a colaboração dos moradores reduziram drasticamente os casos de dengue este ano em Lençóis Paulista (SP). Até uma planta, chamada crotalária, está sendo usada no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Em 2015 a cidade, de quase 62 mil habitantes, teve uma epidemia de dengue, com 476 casos. Em 2016 apenas 38 casos de dengue foram registrados, a população tem contribuído muito para o baixo índice da doença.

Os agentes comunitários dão uma pequena palestra para os pacientes que frequentam as Unidades Básicas de Saúde da cidade pelo menos uma vez na semana. Além das orientações, os agentes também distribuem sementes de crotalária, uma planta que ajuda a combater o mosquito transmissor da dengue, febre ckikungunya e vírus da zika.

A planta cresce até um metro e dá flores amarelas e uma vagem. Não há nada comprovado cientificamente, mas tem estudos que mostram que ela atrai a libélula, que é predador natural do mosquito, e acaba sendo um controle natural. “Esse ano tivemos apenas 38 casos. Isso se deve bastante ao biolarvicida, à crotalária e o trabalho que vem sendo feito com palestras pra gente tentar deixar o número baixo”, acredita o diretor de saúde Márcio Santarém.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here