Teresina já tem 12 casos de chikungunya, 4 de zika e 44 de dengue

0
33

presidente da Fundação Municipal de Saúde, Silvio Mendes, divulgou que neste ano já foram notificados 44 casos de dengue, quatro casos de zika e 12 de chikungunya. Segundo Silvio Mendes, em 2015, foram confirmados 6.146 casos de dengue em Teresina e em 2016, foram 4.266 casos da doença.

A diretora de Vigilância e Atenção à Saúde, médica Amariles Borba, informou que, em 2016 foram notificados 321 casos de zika, em Teresina, e 1.817 casos de chikungunya.

O presidente da FMS convocou uma entrevista coletiva na sede da Fundação, para fazer um alerta à população de Teresina sobre os cuidados que deve ter para combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya, zika e da febre amarela, em sua espécie selvagem.

Silvio reafirmou que Teresina atendeu dois casos suspeitos de febre amarela, sendo um de uma garota, que veio de uma cidade de Minas Gerais e o outro de um caminhoneiro que veio de uma cidade do Pará. Ele foi atendido inicialmente em Parnaíba e depois veio para Teresina.

“Nós temos que alertar para a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor destas doenças. Eu não acredito que a população continue ainda não fazendo a limpeza de seus quintais. É preciso ter cuidado para evitar acúmulo de água em locais em que o mosquito da dengue possa proliferar, principalmente em períodos chuvosos”, declarou.

Ele informou que a prefeitura recolheu no ano passado 90 mil pneus e este ano já recolheu 10.624. Além disso, foram feitas visitas, no ano passado, a 1.995.318 imóveis e já neste ano 325.624 imóveis foram visitados. Neste ano, já foram recolhidas 365 toneladas de lixo e no ano passado foram 4.728 toneladas.

No ano passado foram visitados 85 bairros pela vigilância em saúde e neste ano já foram 14 bairros, principalmente na faxina dos bairros. “Nós estamos fazendo um alerta à população para que não deixe os focos de dengue continuarem existindo, porque a prefeitura pode fazer muita coisa mas não pode fazer tudo no combate ao mosquito da dengue. Nesta luta, o trabalho é individual de vigilância contra o mosquito”, disse.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here