Velas de citronela não afastam mosquitos da dengue e zika

Pesquisa divulgada pela revista científica Journal of Insect Science mostrou que as velas de citronela não tiveram efeito sobre mosquitos Aedes aegypti, que transmitem dengue e zika

0
20

Quem usa as velas de citronela para afastar os mosquitos transmissores de doenças como a dengue e zika, talvez essa não seja a melhor opção. Uma pesquisa divulgada nesta semana pela revista científica Journal of Insect Science mostra que as velas não afastam os mosquitos Aedes aegypti, velhos conhecidos dos brasileiros. O estudo testou 11 tipos diferentes de repelentes e poucos mostraram resultados satisfatórios.

Para encontrar os repelentes mais adequados, os pesquisadores criaram um teste de laboratório, feito para imitar as condições de alguém em um pátio no jardim. Um pessoa permaneceu sentada em uma ponta de um túnel de vento como uma isca, enquanto os pesquisadores analisavam quantos mosquitos iram em direção ao alvo, dependendo do repelente que ele usava. Foram testados cinco sprays, cinco dispositivos usáveis e as velas de citronela.

Em uma distância de um metro, os sprays reduziam a atração dos mosquitos em até 60%, e o único dispositivo que funcionou foi um clipe para ventilador que continha inseticida. Os demais produtos tiveram um efeito repelente fraco ou não ofereciam uma proteção adicional. Entre eles, as velas.

Dois dispositivos receberam muitas críticas dos pesquisadores, sendo as pulseiras com extratos naturais e repelentes sônicos, que dizem usar ruídos de alta frequência para afastar os mosquitos.

Deixe seu Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here