Sete municípios da região de Londrina estão em epidemia de dengue

3 min. leitura
dengue venilton kuchler 02947260 0 - Pragas e Eventos
Venilton Küchler/Sesa

O boletim da dengue divulgado nesta terça-feira (18) pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) aponta 70 municípios do Paraná em epidemia de dengue e outros 59 em alerta para a doença. Sete dos municípios já em epidemia estão localizados na Região Metropolitana de Londrina: Cambé, Ibiporã, Alvorada do Sul, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Florestópolis e Lupionópolis.

Sete outros municípios aparecem pela primeira vez no boletim em epidemia: Capanema, Realeza, Rancho Alegre D´Oeste, Mandaguari, Jataizinho, Sertaneja e Palotina. Veja o boletim completo aqui.

Segundo a Sesa, desde junho do ano passado, o Paraná confirmou 15.396 casos da doença. São 1.892 casos a mais que na semana anterior. Os casos autóctones, adquiridos no município de residência dos infectados, são a maioria: 14.961. Outros 435 foram adquiridos em outros estados e “importados” para o Paraná.

O Paraná registra 17 óbitos confirmados causados pela doença desde junho de 2018 até agora. São quase 76 mil notificações neste período nas 22 Regionais de saúde do Estado.

Ivana Belmonte, coordenadora de Vigilância Ambiental da Sesa, alerta que a situação é grave e que com os índices elevados de infestação é necessário fazer uma busca minuciosa em todos os terrenos e quintais.

Além de eliminar os criadouros que se formam em recipientes mais visíveis com água parada, como pratos de vasos de plantas, ralos descobertos e pneus velhos, é preciso ter atenção com locais menos visíveis. “Telhados, antenas de TV, calhas, troncos ocos de árvores e caixas de água também devem ser vistoriados. O mosquito vai em busca de recipientes com água ou lixo acumulados”, reforça a coordenadora.


Publicidade

flyer informativo internacional 2 - Pragas e Eventos

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.

Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.

Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.

matriculese png 4 - Pragas e Eventos
Compartilhar
Leave a comment