Veja como providenciar desinsetização grátis contra animais peçonhentos

escopriao no pote - Pragas e Eventos
Toda espécie de escorpião possui veneno, mas maioria dos casos de picada não é grave (Foto: Arquivo/Henrique Kawaminami)

Orientações e aplicação de veneno gratuitas para combater animais peçonhentos em Campo Grande

Com as altas temperaturas e muita chuva, o aparecimento de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e serpentes, torna-se mais comum. Em Campo Grande, dois serviços gratuitos oferecem ajuda para combater esses animais nas residências.

Desinsetização mediante Infestação

A desinsetização, anteriormente conhecida como dedetização, é realizada apenas em locais com infestação comprovada após uma avaliação feita pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). A aplicação de veneno ocorre conforme a necessidade, garantindo a segurança do ambiente.

Agende sua Avaliação Gratuita

Para agendar a avaliação, entre em contato pelos números (67) 3313-5000, 2020-1802 e 2020-1796 (WhatsApp). O CCZ já atendeu 1.823 solicitações este ano, restando 170 aguardando atendimento.

Orientações e Atendimento em Repartições Públicas

Além das residências, o CCZ realiza desinsetização em repartições públicas, como escolas, atuando nos fins de semana ou fora do expediente. Em 2023, o órgão já recebeu 2.013 solicitações.

Proteção e Informação

O Ciatox oferece orientações sobre como se proteger de animais peçonhentos. Embora não realize visitas, o centro presta informações à população, capacitando profissionais para lidar com intoxicação por veneno.

Contate o Ciatox

Para informações técnicas e orientações, ligue para 0800 722 6001 ou (67) 3386-8655.

orientacoes de picada de escopiao - Pragas e Eventos
Principais orientações do Ciatox contra os aracnídeos (Arte: Bárbara Campiteli)

Riscos com Escorpiões

O coordenador do Civitox, Karyston Adriel Machado, destaca que embora todos os escorpiões possuam veneno, a maioria dos casos resulta em situações leves. Em caso de picada, a recomendação é buscar atendimento médico imediato.

Registro de Casos em Mato Grosso do Sul

De janeiro a outubro de 2023, foram registrados 3.623 acidentes com escorpiões em Mato Grosso do Sul, sendo Campo Grande a cidade com mais notificações. A região mais afetada é o Anhanduizinho, com fatores como densidade demográfica, vulnerabilidade social e presença de rios justificando os números elevados.

Com informações de https://www.campograndenews.com.br/cidades/capital/veja-como-pedir-orientacao-e-desinsetizacao-contra-animal-peconhento-na-capital