Cliente registra presença de baratas em supermercado na Tijuca – Assista o Vídeo

5 min. leitura

RIO — Frequentadores do supermercado Extra , localizado na Rua Mariz e Barros, na Tijuca, Zona Norte do Rio, denunciam a existência de baratas na prateleira de pão fresco. Na terça-feira, por volta das 22h, o contabilista Paulo Alexandre Couto, de 49 anos, postou um vídeo nas redes sociais em que é possível observar pelo menos duas andando entre os alimentos.

— Observo desde o início do ano, mas desta vez tinha tanta barata na prateleira do pão fresco que eu tive que fazer essa filmagem para alertar as pessoas. Muita falta de higiene desse mercado. Os dois funcionários da padaria falaram para eu não fazer, pois eles não tinham culpa. Mas fiz, pois é responsabilidade do mercado (manter) a qualidade dos produtos ofertados — comenta Couto. — Eu observava o pão e não conseguia contar a quantidade certa. Elas corriam no alimento de um lado para o outro.

Devido à falta de higiene, ele deixou de comprar o pão fresco no local.

— Eu voltei (ao supermercado) para comprar sucos e biscoitos para os meus filhos. Também procurei pão ensacado, que vem de fábrica e não é do Extra. Esses produtos ficam perto da padaria, esse foi o motivo de eu ter passado por ali perto — diz Couto, que fez uma denúncia à Vigilância Sanitária via Facebook.

A Vigilância Sanitária esclarece que é necessário ligar para o serviço 1746 da prefeitura para registrar uma denúncia formal. Informou ainda que já havia uma inspeção no local prorgramada para esta quarta-feira. Por meio de nota, informou que após a visita “não observou falta de asseio no setor da padaria. Vale ressaltar que a inspeção é um retrato do momento”.

Também por meio de nota, o Extra informou que “está apurando a denúncia do cliente e que todos os produtos das suas padarias são produzidos diariamente e passam por rígido controle de qualidade interno, assim como os processos realizados atendem às determinações da legislação vigente. Ainda, a rede enfatiza que avalia continuamente os comentários e sugestões de seus clientes para aprimorar os serviços prestados em suas lojas e está sempre à disposição por meio de seus canais oficiais de atendimento”.

Denúncias são recorrentes

Esta não é a primeira vez que a Vigilância Sanitária recebe denúncias relativas ao supermercado Extra da Rua Mariz e Barros. Somente este ano, o órgão realizou duas visitas ao local, no dia 16 de abril, após reclamações feitas na Central 1746, da prefeitura. Fiscais flagraram baratas sobre balcões e ilhas de congelados, exposição e comercialização de ovos com presença de moscas e lascas de peixe tipo bacalhau emtemperatura inadequada . Houve descarte de 16kg de lascas e 11kg de ovos, e o estabelecimento foi autuado. Os agentes retornaram dois meses depois, no dia 11 de junho, e se depararam com novas irregularidades, entre elas falta de limpeza na sala de manipulação da padaria e do depósito.

Em 2011, o supermercado foi multado depois que técnicos da Vigilância Sanitária constataram a presença de fezes de pombos sobre alimentos expostos para a venda . Além das aves, baratas também foram vistas durante a visita, que ocorreu após um cliente flagrar um gato sobre caixas de leite  no estabelecimento.

Duas interdições no shopping Conviva Américas

Nesta quarta-feira, fiscais das coordenações de fiscalização da Vigilância Sanitária e Controle de Zoonoses inspecionaram oito estabelecimentos do shopping Conviva Américas, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. A ação terminou com três infrações e duas interdições: um quiosque que funcionava irregularmente e um salão que aplicava toxina botulínica sem autorização, além de funcionar sem licenciamento sanitário e responsável técnico.


Publicidade

Frente - Pragas e Eventos

Antivectorial 2019 – Conteúdo EXCLUSIVO em VÍDEO com tradução simultânea para acesso na modalidade de Ensino à Distância.

Estamos disponibilizando na modalidade EAD a íntegra do Antivectorial – Congresso Internacional de novas tecnologias para a Saúde Pública, que aconteceu em Foz do Iguaçu/PR.

Não PERCA esta OPORTUNIDADE ÚNICA de se atualizar e ampliar os conhecimentos no Controle de Vetores, conhecer melhor o Controle de Mosquitos transmissores de doenças e Programas bem-sucedidos no Brasil e experiências de outros Países. Os materiais contam com apresentações de slides, palestras em vídeo na íntegra, palestras internacionais além de muito debate com interação do público presente no evento.

matriculese png 4 - Pragas e Eventos
Compartilhar
Leave a comment